Rugby chega em Macapá

Professores participaram de capacitação para difundir a modalidade esportiva nas escolas
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Professores de educação física que atuam em escolas públicas e privadas de Macapá foram capacitados para ensinar seus alunos a jogar rugby. Cerca de 80 profissionais participaram do evento. O esporte surgiu na Inglaterra e chegou ao Brasil no mesmo tempo em que o futebol. A capacitação aconteceu nesta quarta-feira, 8, no Macapá Hotel.

A professora e ex-jogadora do time de rugby de Niterói, Rio de Janeiro, Deborah Ciarla foi quem ministrou a capacitação em Macapá. De acordo com a ex-atleta, a intenção é popularizar o esporte no meio estudantil.

Fotos: André Silva

Deborah Ciarla. Fotos: André Silva

“O esporte já está no Brasil há mais de 100 anos, mas ele foi elitizado. Nos últimos 40 anos a realidade vem mudando. O esporte está sendo cada vez mais difundido e capacitações como essa já acontece há mais ou menos 10 anos em todo o Brasil, e agora o Amapá. Queremos popularizar o rugby”, explica a professora.

Popularizar o esporte no Brasil

Intenção é popularizar o esporte no Brasil

O rugby é um esporte coletivo originário da Inglaterra, de intenso contato físico e hoje é o segundo esporte de equipes mais conhecido no mundo, sendo superado apenas pelo futebol.

A vinda da modalidade para o Amapá se deu por meio da Total, empresa que faz estudos de viabilidade de petróleo na costa do Amapá. A empresa se comprometeu a capacitar pessoas dentro do Estado para que, por meio do esporte, que é olímpico, possa formar atletas que possam integrar a seleção brasileira.

Edinoelson Trindade, secretário da Sedel: "

Edinoelson Trindade, secretário da Sedel: “a ideia é que o esporte faça parte dos jogos escolares do Amapá”

“Depois dessa capacitação a ideia é que, daqui a dois anos, o esporte faça parte dos jogos escolares. Queremos que seja praticado não só no gramado, mas na lama, como já é feito com o futebol”, considera o secretário de Desporto e Lazer, Edinoelson Trindade.

O esporte chegou a ser praticado por grupos de amigos aqui de Macapá, mas como é considerado novo, o número de adeptos não cresceu.

“Pratico o esporte há pouco tempo. O que mais me chamou a atenção foi o contato por eu ser praticante de handebol. Já tive vontade de formar uma equipe, mas nós não tínhamos uma estrutura adequada”, disse o professor de educação física Everton Sampaio.

No dia 16 de junho, dia da chegada da tocha olímpica no Estado, haverá um festival de rugby no Estádio Zerão, onde mais de 1.000 mil alunos estarão reunidos para conhecer mais sobre o esporte. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!