Alunos experimentam esporte para cegos

Desenvolvido especificamente para deficientes visuais, o goalball é o único esporte paralímpico não adaptado. Alunos fizeram um trabalho de imersão
Compartilhamentos

VALDEÍ BALIEIRO

Alunos da Escola Estadual Francisco Walcy, localizada no município de Santana, distante 17 quilômetros de Macapá, participaram da semana de jogos internos. Competição é realizada na maioria das escolas estaduais do Amapá, mas desta vez houve um diferencial: os alunos experimental o goalball, uma modalidade criada para esportistas cegos.

A modalidade é praticada na paralimpíada, onde de olhos vendados (por causa da cegueira parcial) duas equipes de três jogadores devem marcar pontos lançando a bola (que tem guizos em seu interior) com as mãos em direção ao gol adversário e defender seu próprio gol.

Alunos participaram de jogos internos. Fotos: Divulgação

Alunos participaram de jogos internos. Fotos: Divulgação

De acordo com a professora organizadora do evento, Enilde Campos, o objetivo é trabalhar com a inclusão social, onde os próprios alunos tenham contato com a modalidade e, não somente da dificuldade, mas de como o esporte pode trazer pessoas que sofreram ou nasceram com alguma deficiência de volta ao meio social.

Equipe organizadora dos jogos e alunos da escola Francisco Walcy, em Santana

Equipe organizadora dos jogos e alunos da escola Francisco Walcy, em Santana

“Os jogos internos acontecem todos os anos na maioria das escolas, mas nós pensamos trazer algo diferente para esse e nos demais anos que podem vir. Foi então que, em parceria com os outros professores, tivemos a ideia de trazer a modalidade goalball. Na nossa escola temos alguns alunos que possuem dificuldades na visão, então para trabalhar com a inclusão, decidimos fazer. É uma modalidade que é praticada com os olhos vendados, então os alunos puderam ter esse contato”, conta Enilde Campos.

É a primeira vez que os alunos praticam uma modalidade paralímpica

É a primeira vez que os alunos praticam uma modalidade paralímpica

O goalball (pronúncia é golbol), foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!