Compartilhe

Que momento é esse que a Você Telecom está vivendo com o assinante?

Fábio Renato – A empresa está passando por várias mudanças nos últimos anos. Nós evoluímos de 2011 até hoje. Saímos de conexões que começavam com 300 kbps, depois nós conseguimos entregar 1 mega. Naquela época, o nosso plano maior era de 2 megas. Depois, migramos de 1 mega até 10 megas. Ao longo do último um ano e meio, nós conseguimos mudar, acabar com os planos baixos e tiramos o plano de 1 mega, que passou para 5 megas e o plano de 2 megas foi pra 50 megas.

Isso num período de quantos anos?

De 2011 pra cá. Nós mudamos a realidade de Macapá. Nesses últimos 5 anos, saímos da realidade dos Kb (Kilobytes). Nós costumamos dizer que a Você Telecom acabou com a era dos Kb em Macapá e passou para a era dos MB (megabytes). Com isso, muitas situações aconteceram. Por exemplo, o consumo médio do nosso assinante, que é a franquia que as operadoras sempre cobram, saiu de aproximadamente 15 GB (Gigabytes) de consumo para 250 GB de consumo hoje. A franquia média que as operadoras comercializam hoje é de 10, 15, 20 GB.

Fábio Renato: internauta consome até 120 gigas para assistir um filme

Fábio Renato: internauta consome até 120 gigas para assistir um filme

Um assinante nosso hoje consome 250 GB. Por que isso hoje? Porque o consumo de vídeo é intenso. Então quando você assiste uma série, por exemplo, um episódio de uma série no Netflix, de uma hora, aquele episódio consome cerca de 4 GB de banda em uma hora de filme. Se você vai assiste, durante 30 dias um episódio, você vai ter 120 GB de franquia. O consumo médio do assinante é em torno de 200 GB porque não é só ele quem assiste, tem o filho, a esposa, o marido.

Esse tipo de consumo, de vídeo, está crescendo cada vez mais a medida que novos assinantes aderem a Você Telecom. A empresa está preparada para esse crescimento?

Com certeza. Pra você ter uma ideia, hoje, todos os nossos planos você já consegue ver em qualidade de HD. Você assiste facilmente em qualidade de HD aquele filme porque o consumo de um filme de HD é em torno de 2 a 3 MB por segundo. Se a velocidade é de 5, você não vai ter limitação para assistir.

Por que a empresa tem planos maiores de 5, 10, 15? Porque o que muda para o assinante é quantas televisões ele vai assistir simultaneamente. Se bem que esse conceito de televisão acabou, não é só televisão, é o celular, é o tablet, o vídeo game em que se está conectado e é possível ver filmes também. Hoje o conceito está mudando, quanto mais velocidade você tem mais você pode conectar esses equipamentos.

"Estamos investimento no atendimento ao assinante constantemente"

“Estamos investindo no atendimento ao assinante constantemente”

Chegou a esse nível a Você Telecom. E agora, quais são os planos?

A Você Telecom não para de investir. Na verdade, nesse momento nós estamos ampliando nossa central de atendimento em função da quantidade de assinante que nós temos. É um investimento constante que nós fazemos. Nós estamos modernizando a central de atendimento para que o assinante, no momento em que tenha alguma paralisação, no momento em que ele ligar para empresa, ele já consiga ser informado eletronicamente se ele está com problema realmente na empresa.

Às vezes o problema é na residência dele, no roteador ou no equipamento. Ele liga na empresa, aí nós conseguimos resolver, mas há vezes em que o problema afeta o bairro dele.  Quando é um problema que afeta o bairro, vários assinantes daquele lugar estão ligando ao mesmo tempo, então nós conseguiremos informar de forma eletrônica o atendimento naquele bairro que ele está tendo um problema, que a empresa já está ciente e está trabalhando para resolver.

Às vezes é um problema corriqueiro que seria resolvido apenas tirando o roteador da tomada e recolocando, não é?

É, tem essa situação, mas muitas das vezes também o problema ainda é no que nós chamamos de ‘fonte primária’. Às vezes uma fonte primária queima na rua e acaba afetando uma região com cerca de 800 assinantes, mil assinantes. Quando esses assinantes resolvem ligar simultaneamente para a empresa, isso acaba ocasionando um congestionamento na central e ele fica sem ser atendido. Esse problema nós estamos resolvendo dessa forma, através de investimento em informática, nós estamos informatizando a nossa central de atendimento.

"Meta é chegar a 50 municípios"

“Meta é chegar a 50 municípios”

E meta para 2017?

Nós ainda estamos em 2016, mas nós já temos metas para os próximos 5 anos. O que é importante frisar é que nesse ano ainda, nós estaremos em mais de 80% dos municípios do Estado do Amapá. Já estamos hoje em Macapá, Mazagão, Santana, Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Amapá e Calçoene. Já chegamos inclusive em Laranjal do Jari.

Estamos nesse momento agora nessa cidade, montando a estrutura comercial, mas a empresa já está tecnicamente operacional nessas cidades. O nosso objetivo até o fim do ano é atender comercialmente Laranjal, Vitória do Jari. Pretendemos chegar em Itaubal também e em Cutias.

O que ainda discutimos na empresa é nossa chegada em Oiapoque. Por ser um município mais distante, mas é um município crucial para a Você Telecom chegar. Nosso objetivo é chegar até o fim de 2017, cobrindo todos os 16 municípios do Estado do Amapá. Ainda esse ano de 2016, estamos chegando em algumas localidades do Pará.

Você fala que é operacional já em todos os municípios, praticamente, quer dizer que quem mora em Laranjal do Jari pode contratar a Você Telecom?

Ainda não estamos com a área comercial da empresa implantada.

Mas a pessoa não pode vir a Macapá contratar?   

Não, porque nós não temos equipes. Tudo faz parte de um planejamento. Estamos seguindo um cronograma porque não adianta eu começar a vender lá e não ter uma equipe pra atender depois o cliente, caso ele tenha um problema. Não teria como ser atendido.

Você Telecom está chegando às ilhas do Marajó e Barcarena (PA)

Você Telecom está chegando às ilhas do Marajó e Barcarena (PA)

Nós chegaremos a essas cidades com a estrutura pronta para que o assinante realmente possa ser atendido não só na conexão, mas no momento em que ele vier. Muitas vezes o cliente vai até a empresa para solicitar uma segunda via, embora a empresa disponibilize segunda via no próprio site.

Pretendemos criar essas estruturas nas cidades para que o assinante também possa ter o atendimento presencial. Para pegar uma segunda via, para negociar um fatura, para ter algum desconto. Para entrarmos nas cidades, pretendemos estar com isso pronto.

Eu falei do Amapá, mas nós já estamos no Afuá, Chaves e estamos expandindo também para os municípios da Ilha do Marajó, que pertence ao Pará. Estamos chegando a Barcarena, Ponta de Pedras, Abaetetuba, trabalhando para chegar a Marabá, Santarém. A empresa está realmente fazendo investimentos.

E o nosso objetivo hoje é fazer o inverso do que nós sempre vemos nas grandes empresas nacionais, que saem lá do Sudeste e vão tomando conta do país e chegando ao Norte. A Você Telecom começou pequena, é uma empresa genuinamente amapaense, toda nossa estrutura está aqui, geramos empregos aqui.

Somos hoje 300 colaboradores na empresa. Nosso objetivo é poder levar essa empresa amapaense para o restante do Brasil.

Não é mais uma empresa local, é uma empresa regional?

Já nos tornamos uma empresa regional, estamos com presença em dois estados, em vários municípios. Até o fim do ano chegaremos até 22 municípios com a meta de chegar em 2017 em 50 municípios. Além de Amapá e Pará, pretendemos avançar para outros estados da federação.    

Compartilhe