Encontro de folias religiosas vai reunir comunidades do Amapá

Programação inicia no dia 13 de agosto e será realizada no quilombo do Cunani
Compartilhamentos

MANOEL DO VALE

Seja como forma de resistência ou de integração à cultura externa, como é o caso dos indígenas e africanos, as manifestações culturais ganharam volume e importância no decorrer de toda a história, num processo de mistura acontecido com a colonização portuguesa.

À fé imposta pelos colonizadores, os negros sincretizaram seus tambores; e os índios suas pajelanças. O produto dessa estratégia de resistência, que inclui outros elementos do folclore e da mitologia desses povos, resultou em expressões de colorido e sonoridade únicos, que se espalham por diversas regiões brasileiras.

Fotos: Divulgação

Comunidades de cinco municípios vão participar da programação desse ano. Fotos: Divulgação

As folias religiosas são algumas delas, que na Amazônia têm espaço preservado e valorizado. É o caso do Amapá, onde nove comunidades, de cinco municípios, mantêm vivas essas expressões de originalidade, passando às gerações seguintes seus repertórios, que incluem as regras de organização e hierarquia de cada grupo, que se firmam há alguns séculos nas homenagens aos seus santos, aos quais os foliões dedicam grande parte suas vidas.

É a essas expressões que Decleoma Lobato, mestra em história social e pesquisadora de culturas populares e patrimônio cultural do Amapá, estuda já há alguns anos.

cultura4

Festas de folia acontecem há mais de 100 anos no Amapá

“As folias são um conjunto de práticas tradicionais que envolvem cantos antigos que são passados de geração a geração através da oralidade, acompanhadas por instrumentos bem simples, bem rústicos. Eles são usados para fazer a louvação aos santos, uma prática do catolicismo popular que é feita na Amazônia desde os tempos da colonização”, explica Decleoma.

A pesquisadora é autora de um de dois projetos de documentários selecionados pelo edital Etnodoc, do Ministério da Cultura e Iphan. Seu filme, As Escravas da Mãe de Deus (2010), registra a festa de Nossa Senhora da Piedade, no Igarapé do Lago.

Há grande diversidade de folias. Algumas delas desfrutam de maior popularidade, como as folias de Reis, no sudeste do país.

knkio

Festas reúnem marabaixo, batuque e ladainhas

No Amapá, onde as festas de folias em grande parte têm mais de cem anos, existem folias recentes. É o caso da festa de São Sebastião, no Mazagão Novo, onde elas têm ainda poucos anos. O que, segundo Decleoma, revela a dinamicidade dessa expressão da cultura, que geralmente é  associada ao marabaixo, o batuque, o sairé e as ladainhas. “Estás são práticas culturais”, instrui a pesquisadora.

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de agosto, as comitivas de foliões e foliãs de folias religiosas irão se reunir no quilombo do Cunani para realizarem o quinto Encontro de Folias Religiosas do Amapá e o segundo Encontro de Rezadores de Ladainhas.

cultura

Programação acontece de 13 à 15 de agosto

O encontro é realizado pela Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular.

“O encontro vai envolver cinco municípios, com 15 comunidades diferenciadas. Vai ser do Oiapoque ao Ajurixi, no Laranjal do Jari”, informou Iran Lima, coordenador da associação.

O evento no Cunani começa no dia 13, mas no dia 12, quando os grupos ou comitivas devem chegar a Calções, haverá um cortejo e a exibição do documentário sobre redes a festa de Santa Maria, que faz parte do inventário estadual de folias religiosas.  Além de roda de tambores. Agende e participe.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!