“Me trataram como lixo”, diz homem preso por engano

Edielson da Silva Pinheiro, 37, teria sido confundido com um menor infrator. Erro só foi notado quase seis horas após prisão
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

A vida do motorista Edielson da Silva Pinheiro, de 37 anos, mudou completamente no último dia 24, quando ele foi preso por engano pela Polícia Civil durante a Operação ‘Pokémon’. Por um erro judicial, o motorista foi confundido com um menor infrator homônimo.

Era para ser mais um dia de trabalho normal na vida de Edieldon, que é natural do Pará e mora em Macapá há 10 anos, mas as batidas na porta da casa, no Bairro Araxá, já sinalizavam que o dia seria diferente.

Edielson

Edielson 

“Eram umas batidas fortes e apressadas. Eu escutei e fui abrir a porta e me deparei com policiais militares, civis, o Bope e a Deiai [Delegacia Especializada em Investigação de Atos Infracionais]. O policial perguntou por mim, eu me apresentei e eles disseram que eu tava preso. Eu disse que não, que trabalhava e tudo. Eles entraram assim mesmo em casa, me algemaram e me trouxeram para a UPC do Araxá”, contou o motorista.

Foram pouco mais de cinco horas que Edielson ficou preso. A maioria do tempo ele passou numa cela da Unidade de Policiamento Comunitário (UPC) dos bairros Araxá e Pedrinhas. Lá, diz ter sido obrigado a ficar nu e tirar fotos, momentos que deixaram o motorista em choque.

“Eu sempre perguntava o que tava acontecendo, mas os policiais me diziam apenas que ‘a casa caiu’. Me trataram como lixo. Me colocaram numa cela podre e suja. Quando outros criminosos começaram a chegar eu fiquei em choque. Não falei com ninguém, só fiquei olhando”, destacou Edielson.

Depois de um tempo, os presos foram colocados na parede e a imprensa começou a fazer imagens de todos. Amigos de Edielson, que trabalham em emissoras de TV, o conheceram e questionaram a prisão, dizendo ele era trabalhador e ajudava na comunidade. A polícia mostrou o mandado de prisão com o nome dele e teria ficado por isso mesmo.

Passado um tempo, todos os presos na operação foram colocados em um camburão e encaminhados para a Deiai. Quando chegaram lá, Edielson pode respirar mais aliviado.

Na foto, Edielson é o último à direita: até jornalistas que cobriam a operação questionaram sua prisão

Na foto, Edielson é o último à direita: até jornalistas que cobriam a operação questionaram sua prisão

“Todos os presos foram apresentados para a delegada Andreza, quando ela me viu ela disse ‘esse não é de menor, ele é um homem’. Ela puxou o processo e viu que não era eu. Ela chamou os policiais e disse ‘prenderam o homem errado, soltem ele agora’”, descreveu o motorista.

Foi então que a delegada viu onde estava o erro. O problema que acarretou na prisão do homem errado teria origem no Fórum de Macapá, e se deve a uma situação que Edielson viveu anos atrás.

“Logo quando vim pra Macapá comecei a trabalhar na montagem de palcos de shows e recebi uma multa, apesar de pagar, o registro ficou no Fórum. Quando foram intimar o menor infrator, os meus dados constavam no documento e caiu tudo pra mim”, relembra o motorista que diz que a partir desse momento os policiais começaram a tratá-lo bem.

Ao todo a polícia cumpriu 27 mandados de prisão

Ao todo a polícia cumpriu 27 mandados de prisão

O motorista procurou uma advogada e entrou com processo contra o Estado por danos morais e retratação de imagem. Segundo Edielson, a prisão o fez perder o emprego e o respeito entre os moradores do bairro onde mora.

“As pessoas fazem piadinhas, me xingam, mas muitos reconhecem o trabalho social e cultural que faço na comunidade. Eu sei que a culpa não é do policial, mas do agente, entretanto, a polícia me tratou mal na abordagem. Muitas pessoas falam que são inocentes ao serem presas, mas, poxa, a polícia deveria apurar melhor e ter atenção com essas pequenas informações”, finalizou.

A reportagem procurou a delegada Janete Picanço, que comandou a operação, para mais informações a respeito do caso, mas não conseguiu resposta.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!