Oficial do Corpo de Bombeiros será a figura de São Tiago em 2017

Militar terá que dividir rotina no quartel com treinamento de montaria a cavalo para fazer bonito em 25 de julho, dia do Santo
Compartilhamentos

GABRIEL PENHA, DE MAZAGÃO VELHO

O protagonista da Festa de São Tiago em 2017 será um oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá. O tenente-coronel Wyllian Elyan Baia de Sousa, 44 anos, foi sorteado para interpretar o protagonista da mais conhecida festa da comunidade de Mazagão Velho, distante cerca de 70 quilômetros de Macapá.

Festa é realizada há mais de dois séculos no Amapá. Fotos: Gabriel Penha

Festa é realizada há mais de dois séculos no Amapá. Fotos: Gabriel Penha

O sorteio foi feito durante as comemorações do dia de Nossa Senhora da Assunção, 15 de agosto, padroeira do município. É nessa data que a Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST) faz o sorteio dos cavaleiros que farão as principais figuras do ano seguinte. Este ano, mais de 70 concorreram.

Agora, a rotina do coronel Wyllian será dividida entre a vida militar e os treinamentos de montaria a cavalo para fazer bonito, especialmente no dia 25 de julho, quando a figura de São Tiago faz dois juramentos e participa do Círio pelas ruas da vila.

Tenente Fotos: Gabriel Penha

Tenente-coronel Wyllian, escolhido para interpretar São Tiago em 2017: “vou dar o melhor de mim”

“Estou emocionado, mas sei da responsabilidade de fazer o papel principal da nossa maior festividade. Vou dar o melhor de mim para corresponder à expectativa dos senhores”, disse o militar logo após o sorteio, lembrando que já fez a figura na festa das crianças.

Atualmente, o tenente-coronel Wyllian é comandante do 6º Grupamento Bombeiro Militar, de Laranjal do Jari. Também faz o Curso Superior de Bombeiro, que habilita a ascensão ao cardo de coronel, posto máximo da corporação.

Ainda foram escolhidas as figuras de São Jorge, que em 2017 será vivida por Wallison Felipe Castro de Aleluia, do Atalaia, que será interpretada por Raul Queiroz, além do menino Caldeirinha, que será vivido por Rian Alves dos Santos, este último em sorteio à parte entre 23 crianças da comunidade.

Uma das maiores manifestações culturais do Amapá, a Festa de São Tiago vai completar 240 anos em 2017. Foi trazida da África com os primeiros habitantes de Mazagão Velho, que vieram para a Amazônia depois que uma colônia portuguesa no Marrocos foi desativada e transferida para o Amapá.

A festividade mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago, com apoio do poder público.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!