Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Segundo relatório divulgado pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), no mês de julho, 129 condutores foram autuados por não utilizar os faróis baixos, durante o dia, em trechos urbanos das rodovias estaduais no Amapá.

A nova regra entrou em vigor em julho deste ano, em todo país. As autuações foram resultados de fiscalizações realizadas pelo batalhão.

“O que percebemos é que ainda tem uma parcela de motoristas que ainda não se atentou à regra ou a aplicam de forma incorreta ligando apenas o farol de neblina, por exemplo”, explicou o subcomandante do BPRE, tenente Jonas Meguins.

O BPRE será responsável pela fiscalização nas estradas estaduais

Motorista que descumpre nova regra é multado em R$ 85,13, além de perder 4 pontos na CNH

A multa para o motorista que descumpre esta regra de trânsito é de R$ 85,13, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além das fiscalizações, o BPRE continua com as ações educativas em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), entre outros órgãos.

Mais segurança

O uso de faróis durante o dia permite que o veículo seja visualizado a uma distância de 3 quilômetros por quem trafega em sentido contrário. A maioria das colisões frontais é causada pela não percepção do outro veículo por parte do motorista, a tempo de reagir para evitar o acidente ou pelo julgamento errado da distância e velocidade do veículo que trafega na direção contrária em casos de ultrapassagem.

Faróis de LED

O farol baixo não pode ser substituído por farol de milha, farol de neblina ou farolete. Já o uso de faróis de rodagem diurna (DRL – Daytime Running Light), ou faróis de LED, também é válido, segundo o Denatran. O DRL é um filamento de luzes de LED presente em veículos mais modernos e acionado automaticamente quando o carro é ligado. Os motoristas de carros com esse dispositivo não precisam ligar o farol baixo.

Manter os faróis acesos em luz baixa durante o dia já era obrigatório para ônibus em faixas próprias e para motocicletas. Também é obrigatório para todos os veículos em túneis.

Compartilhamentos