Círio terá mudança na romaria fluvial

Percurso da romaria fluvial e local do Círio Musical são parte das modificações
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A 82ª edição do Círio de Nazaré, que acontece todos os anos na segunda semana de outubro, terá novidades. Uma delas é o novo trajeto da romaria fluvial. O passeio não aconteceu em 2015 devido as más condições da maré. O Círio Musical, que tradicionalmente acontece em frente a igreja de São José, também mudou de endereço. Será em frente à Catedral que leva o nome do santo padroeiro da capital amapaense. O trajeto da romaria ciclística também mudou.

O tema da festividade religiosa esse ano será ‘A sua misericórdia se estende de geração em geração’. A programação da festa começa neste sábado, 3, às 17 h, com a chegada da imagem da santa na Catedral de São José, onde ocorrerá a missa das peregrinações. Na segunda-feira, 5, a imagem peregrina sai percorrendo os órgãos públicos, privados e igrejas católicas da capital.

Mudanças no trajeto do círio fluvial desse ano. Fotos: arquivo.

Mudanças no trajeto do círio fluvial desse ano. Fotos: arquivo.

No dia 9 de outubro a imagem sairá por volta das 7h da manhã da Igreja Nossa Senhora de Fátima e será levada para o município de Santana. O trajeto da Romaria Fluvial que no ano passado foi programado para sair do  Porto do Grego, em Santana, acabou não acontecendo. Agora, devido as condições de maré e por segurança, vai sair do Porto do Distrito do Igarapé da Fortaleza. A embarcação navegará por comunidades ribeirinhas que ficam à margem do Rio Matapi, como Ilha de Santana, Elesbão, Cachoeirinha, São Miguel e São José com chegada na ponte sobre o Rio Matapí, entre Macapá e Santana.

“Nós estamos sempre em contato com a Marinha que vai coordenar toda essa parte de segurança do Círio Fluvial. No Igarapé da Fortaleza nós não teremos esse problema de maré como acontece em Santana”, explica Jeovani Rodrigues coordenador do Círio Fluvial.

Com a chegada da santa na ponte, começa a romaria dos motociclistas.

cirio de nazaré -Jeovane

Jeovani Rodrigues coordenador do Círio Fluvial.

“Sabemos que no município existem muitos motociclistas e que muitos usam o veiculo para trabalhar por isso eles sempre vêm pedir a proteção da Santa”, comenta Alcinei Souza, da comissão de comunicação do Círio.

Outra mudança aconteceu no trajeto da romaria ciclística, que recebeu adaptações. Os fiéis, em suas bicicletas, agora vão passar pela orla da cidade saindo da Igreja Jesus de Nazaré e chegarão no mesmo local.

cirio de nazaré 1

Novo trajeto. Foto: divulgação

O Círio Musical que acontecia todos os anos na igreja de São José foi transferido para a Catedral.

“Estamos trazendo o musical para a Catedral, que é a igreja mãe de todas as igrejas, para que aconteça a ocupação do espaço pelos fies”, finalizou Alcinei.

Inscrições para voluntários até o dia 10

As forças de segurança do estado estarão apoiando a programação para garantir a segurança dos romeiros. A organização da festa explica que quem quiser ser voluntário, tem até o dia 10 de setembro para se inscrever. O local de inscrição fica no subsolo da Catedral de São José no Centro de Macapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!