Alunos fecham a FAB e articulam greve geral de estudantes

Comunidade diz que há 11 meses a escola não recebe recursos da merenda
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Alunos da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, no Centro de Macapá, decidiram paralisar as aulas por três dias. Na manhã desta quarta-feira, 21, eles fizeram um protesto contra a falta de merenda e vigilância no colégio. A Secretaria de Educação do Estado (Seed) diz que o colégio teve problemas com a prestação de contas de recursos da merenda. 

Além dos estudantes, o movimento teve a adesão dos professores. Uma caminhada saiu da escola e entrou pela Avenida FAB, seguindo para a Assembleia Legislativa e paralisou em frente à Secretaria de Educação do Estado (Seed). A manifestação fechou o trânsito no perímetro entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado.

Tiago: "não dá pra estudar dessa forma". Fotos: Cássia Lima

Tiago: “não dá pra estudar dessa forma”. Fotos: Cássia Lima

“Nós vivemos um momento de caos na educação. As escolas estão sendo assaltadas, saqueadas e ninguém faz nada. Estamos com estruturas precárias e ainda podem levar o que nos resta. Esse é um ato pacífico para gritarmos à sociedade que nós não aguentamos mais estudar dessa forma”, declarou o estudante Tiago Roberto, de 15 anos.

Segundo os professores, há 11 meses a escola Gabriel de Almeida Café não recebe recursos da merenda escolar. Faltam de professores, e há três meses a escola está sem manutenção mínima. Os alunos reclamam ainda da falta de material didático.

Renata Frazão: pior para quem vai fazer o Enem

Renata Frazão: pior para quem vai fazer o Enem

“Nós já estamos com o calendário escolar atrasado, reduzem nosso horário de aula, estamos em merenda, sem manutenção na escola. Poxa, não dá. Para os alunos do terceiro ano a situação é pior porque vão fazer Enem. Chega desse descaso”, reclamou a aluna Renata Frazão, de 16 anos.

De acordo com os alunos, o protesto segue nos próximos dias com a adesão de novas escolas. A proposta é uma ‘greve’ geral dos estudantes.

Redistribuição

A Seed informou por meio de nota que recebeu as reivindicações da instituição e fará uma redistribuição de professores para atender as disciplinas onde faltam profissionais.

Estudantes bloquearam o trânsito no Centro

Estudantes bloquearam o trânsito no Centro

A secretaria voltou a informar que o processo para a contratação da vigilância eletrônica em Macapá e Santana já está em andamento.

E garantiu ainda que o recurso para merenda referente ao mês de setembro foi pago hoje, e que Escola Gabriel Café encontra-se com pendências em relação à prestação de contas de 2015, esse seria o motivo do atraso. A escola foi convocada a regularizar a situação.   

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!