Festival Internacional de Cinema traz circuito cineclubista à Macapá

Com organização local do Clube de Cinema, o Fincar traz 11 produções nacionais e estrangeiras, incluindo uma produção amapaense
Compartilhamentos

MANOEL DO VALE

Macapá recebe neste sábado, 24, a mostra de 11 produções audiovisuais, entre nacionais e estrangeiras, do I Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar). A exibição dos filmes do circuito acontece a partir das 18h30 no Espaço Caos – arte e cultura, no Centro.

Merece destaque a apresentação do longa cubano-brasileiro ‘A Grande Aventura’, da cineasta amapaense Cassandra Oliveira. Ela é a vencedora em 2015 da primeira edição do troféu Gengibirra, prêmio do Festival Imagem em Movimento para os realizadores locais, com o documentário ‘Encantes’.   

O Fincar teve sua primeira edição em julho deste ano na cidade do Recife/PE. Motivado a fomentar o debate sobre o cinema e a “mulher que observa e é observada”, o Fincar mantém o foco no processo criativo das realizadoras e os aspectos com que estas exercitam a liberdade de criação e montagem de seus filmes, sejam de curtas, médias ou longas-metragens.

Espaço Caos onde acontecerá a mostra de filmes. Fotos: divulgação

Espaço Caos, onde acontecerá a mostra de filmes. Fotos: divulgação

Através de uma pesquisa cujo o interesse está na descentralização, tanto nacional quanto internacional, o festival propõe-se definir e fortalecer as pontes que ligam as obras, respeitando suas visões, contextos e singularidades, oferecendo-se como “espaço de trocas entre realizadoras e público. Um momento para pensar sobre arte, autoria, gênero e a teia social em torno dessas questões”.

Em cartaz

Para a exibição no Clube de Cinema (cineclube oficial do FIM – Festival Imagem em Movimento), estão sendo trazidas 11 produções, nacionais estrangeiras, todas dirigidas por mulheres, que fizeram parte da primeira seleção do festival. Uma oportunidade de conhecer um pouco mais da força criativa da mulher no mercado do audiovisual, que tem ainda suas principais referências no olhar dos diretores.

Cartaz de divulgação do Fincar

Cartaz de divulgação do Fincar

Entre os filmes que serão exibidos está A Grande Aventura, produção cubano-brasileira que tem direção de Cassandra Oliveira.

Confira a sinopse dos filmes enviada pelo Clube de Cine, e divirta-se. A entrada é franca.

The Acadian Girl (Dir. Gabrielle Provost/ 6″/ Canadá)
Na tradicional queima de fogos de verão em Montreal crianças andam ao redor da festa na esperança de vender uma carga de algodão doce.
La International (Dir. Tatiana Mazú/ 13″/ Argentina)
Eu filmei a minha irmã discutindo com a minha mãe enquanto elas preparavam a ceia de natal. Eu a filmei em um campo de trabalhadores, em um piquete, cantando. Eu percebi, assistindo uma VHS, que eu estava filmando ela desde que nós éramos crianças. Aparentemente, de acordo com alguns versos da Internacional, o socialismo deveria ser algo como um paraíso de irmãos e irmãs.

Do portão para fora (Dir. Letícia Bina/16″40/ Brasil)
Jaqueline reestabelece a vida no lugar onde ela cresceu. Em menos de um anos após ter deixado a prisão, tornou-se mãe pela segunda vez e hoje compartilha o seu tempo entre o trabalho e as tarefas do lar.

Besieged Bread (Dir. Soudade Kaadan/ 11″45/ Síria)
Síria, 2015. Um longo dia de contrabando de pães para a área sitiada. Uma árvore é o seu único abrigo. Ele foge deixando tudo para trás; Ambos sabem que não existe escapatória.

Catatumbari (Dir. Oriana Contreras/ 6″57/ Venezuela)
Um dia na vida de Roque e Braulio. Enquanto Roque, um pescador que vive no Lago Maracibo ouve em um rádio antigo que o raio Catatumbo está prestes a desaparecer ele decide deixar o seu trabalho de lado e embarcar com o seu filho em uma viagem de barco onde passeia por paisagens naturais e chega a testemunhar onde brilhou a luz dos seus ancestrais pela última vez, a mesma luz que conecta-os com as suas próprias origens e com o mundo no qual vivem.

Quem matou Eloah? (Dir. Lívia Perez/ 24″/ Brasil)
Uma análise crítica da espetacularização da violência e da abordagem televisiva em casos de violência contra a mulher, revelando uma das razões pelas quais o Brasil é o quinto país com o maior número de assassinato de mulheres no mundo.

Halahaches (Dir. Alejandra Jaramillo/ 14″21/ Chile)
Baseado nas tradições da tribo Selk’nam, “Halahaches” conta a história de Telkoy, um adolescente inseguro e medroso que se prepara para os seus ritos de passagem na Terra do Fogo. Ele descobre que para tornar-se um homem, deve escolher entre seguir as crenças da sua tribo ou arriscar a sua vida para proteger a sua amiga Haikenna.

Entre andares (Dir. Aline van der Linden e Marina Maciel/ 14″42/ Brasil)
No centro de Recife, cinco pessoas resistem em um edifício em estado de degradação. Enquanto eles contam as suas histórias pessoais, memórias do edifício e da cidade são reveladas.

Meio fio (Dir. Denise Vieira/ 20″/ Brasil)
Karine acaba de se mudar para um conjunto habitacional ‘Minha casa, Minha vida’ em Águas Lindas, entorno do DF. Divide seu tempo entre arrumar a nova casa e fazer o seu programa de rádio, enquanto uma questão pendente do passado insiste em reaparecer.

A Grande Aventura. (Dir. Cassandra Oliveira/ 25″/ Brasil+Cuba)

Cineasta amapaense Cassandra Oliveira (centro). Foto: arquivo pessoal

Cineasta amapaense Cassandra Oliveira (centro). Foto: arquivo pessoal

Yolana (60) escreve roteiros para a rádio novela “A Grande Aventura da Humanidade”, da Rádio Progresso, em Cuba. Em sua novela, a escultora francesa Camille Claudel sofre de um amor que lhe leva à loucura e solidão. Enquanto escreve o roteiro e tenta envolver o seu filho no processo, o drama da novela envolve alguns dos seus próprios conflitos.

Serviço
Clube de Cinema apresenta: Circuito Cineclubista FINCAR
Data: 24 de setembro
Horário: 18h30
Local: Espaço Caos – arte e cultura (Av. Procópio Rola 1572. Centro.)
Entrada franca

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!