Pacientes esperam por cirurgia há mais de dois meses

Além de faltar material básico, existem também queixas de que médicos só tem repassado analgésicos
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Pacientes do setor de ortopedia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), fizeram um protesto na tarde desta terça-feira, 27, em frente ao prédio da unidade, localizada na avenida Fab.

Eles alegam que estão há mais de dois meses esperando pelas cirurgias e que falta material para curativo e para remover aparelhos de fixação externa.

hcal-raimundo-do-vale

Raimundo do Vale acompanha filha. Aguardando cirurgia no fêmur quebrado. Fotos: enviadas pelos pacientes.

“Se você não confiar em Deus meu irmão… As autoridades é que não vão te ajudar”, queixa-se seu Raimundo do Vale de 53 anos que acompanha a mulher, Nelsita Pinheiro, internada há dois meses aguardando uma cirurgia no fêmur quebrado. Ele conta que os médicos vêm receitando apenas analgésicos para aliviar as dores, mas o homem se negar a deixar que a mulher use a medicação novamente. Ele afirma que percebeu que o uso contínuo da medicação tem causado outras complicações.

“Só estão passando remédio para acalmar a dor. Eu já disse que não quero mais que deem esses remédios para ela porque está prejudicando o seu estômago. Sexta-feira passada eles prometeram que ela seria operada. Ficamos alegres. Mas quando foi no dia, nem o médico compareceu”, contou indignado.

Camila Silva Afonso de 32 anos está aguardando a retirada do fixador externo da coxa há quase dois meses. Ela diz que além da falta de material, o banheiro que eles usam está muito sujo e que na enfermaria que está, tem pacientes idosos esperando por cirurgia há mais tempo que ela.

hcal-camila-aguarda-material-para-tirar-fixador

Camila aguarda material para tirar fixador

“A minha cirurgia estava marcada para quarta-feira passada mas eles alegaram que a empresa que fornece o material não havia recebido, por isso ela foi cancelada. Preciso de material para retirar esse fixador aqui e não tem”, denunciou.

Seu João Francisco Furtado de 33 anos, já está internado desde o dia 31 de julho.

“Já estou aqui há um mês e vinte e oito dias. Todos os dias pela manhã eles passam na nossa sala dizendo que não tem material. A gente fica aqui à mercê  ocupando leito, impedindo que outras pessoas possam usar”, queixou-se.

A mãe de Ana Maria de 57 anos, está desde o dia 30 de agosto aguardando a cirurgia, também no fêmur.

“Eles alegam que o governo não pagou a empresa. Ela sente muita dor na perna, já adquiriu outras doenças. Tá com água no pulmão”, relatou.

Homem acompanha a filha

Homem acompanha a filha

Flávio Pessoa Vieira de 54 anos está com a filha internada também há dois meses. Assim como todos os pacientes, ela foi primeiramente internada no Hospital de emergência (HE) e foi enviada para o Hcal no dia 5 de Agosto.

“To com minha filha nessas condições esperando cirurgia. Eles pensam que somos bicho. Deveriam era ter vergonha na cara”, protestou o homem.

O site selesnafes.com tentou falar com a diretora do Hcal mas o mesmo não quis se pronunciar e disse que procurassem a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Tentamos contato com a secretaria, mas não obtivemos resposta.

Direção do hospital não quis se pronunciar

Direção do hospital não quis se pronunciar

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!