Adesão para a nova Unimed entra na reta final

Adesões começaram ainda em junho. Com prazo chegando ao fim, os usuários precisam apresentar vários documentos para aderir
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Termina na próxima quinta-feira, 20, o prazo para que os usuários da Unimed Macapá façam a adesão para a cooperativa administrada pela Federação das Unimeds da Amazônia (Unimed/Fama). Depois desse prazo, os usuários que quiserem aderir correrão o risco de ser inseridos em planos com valores mais elevados.

Uma ação do Procon do Amapá na Justiça Federal havia pedido a prorrogação desse prazo e carência de 30 dias para o pagamento da primeira mensalidade da Unimed Fama. A ação também pedia a revisão da tabela de valores da Fama.

“Consumidores se mostram indignados com os valores constantes na tabela de oferta pública pela Unimed Fama, a qual foi apresentada à ANS (Agência Nacional de Saúde) e aprovada por esta”, diz trecho do pedido do Procon, acrescentando que os valores são “exorbitantes” e o prazo de adesão também era curto.

O juiz João Bosco Soares, da 2ª Vara Federal de Macapá, negou pedido de suspensão dos valores cobrados, visto que eles tinham sido aprovados pela ANS e estavam nivelados com a realidade do mercado local.

“Em audiência no dia 19 de setembro de 2016, a Unimed Fama noticiou que o preço constante na oferta pública foi colocado exclusivamente para o Estado do Amapá para a carteira de beneficiários de Macapá através de cálculo atuarial e nota técnica homologada pela ANS. Ou seja, valores não foram obtidos de forma aleatória, mas calculados com base nos custos locais”, comentou o juiz em sua decisão.  

O juiz lembrou que os preços  “defasados” estão entre fatores que fizeram a Unimed de Macapá praticamente fechar as portas e transferir seu controle acionário para a Unimed da Amazônia.

“Alterar os valores seria um perigoso precedente capaz de inviabilizar o funcionamento do próprio sistema”, acrescentou.

A Unimed Fama começou a receber as adesões no dia 15 de junho. Os usuários precisam procurar a sede administrativa da Unimed Fama na Avenida Mendonça Furtado, 2278, entre as Ruas Hildemar Maia e Santos Dumont, no Bairro Santa Rita, até amanhã, 20.

Contudo, há divergência sobre o prazo. A Justiça Federal informou que o prazo processual é 7 de novembro, levando em consideração prazos do Código Civil e dias úteis. 

Os usuários deverão apresentar CPF, carteira do SUS, comprovante de endereço atualizado e comprovantes de pagamentos das mensalidades da Unimed Macapá a partir de julho de 2015.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!