Apesar de decisão judicial, Jaci mantém eleição para quinta, 27

Decisão sobre nova mesa diretora está marcada para a manhã de quinta-feira. Justiça acatou pedido do deputado Kaká Barbosa (PT do B), que reivindica a permanência na presidência
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) ainda não foi oficialmente notificada da decisão do Tribunal de Justiça (Tjap) que suspende a eleição da mesa diretora marcada para quinta-feira, 27. Até o inicio desta tarde também não haviam chapas inscritas.

De acordo com funcionários da secretaria legislativa da Alap, o atual presidente da casa, deputado Jaci Amanajás (PV), não foi oficialmente notificado pela justiça e até isso ocorrer segue a programação da eleição marcada para às 9h de quinta-feira.

Nos bastidores do parlamento estadual, assessores e chefes de gabinetes concordam que a eleição vai acabar não ocorrendo, mas também afirmam que é possível uma reviravolta jurídica. Nesse caso, é unânime que apenas uma chapa seja inscrita para o possível pleito. O regimento interno da Alap prevê inscrição de chapas até 2 horas antes da eleição.

Sem notificação, presidência da Alap decide por prosseguir com eleição da mesa diretora. Fotos: Cássia Lima

Sem notificação, presidência da Alap decide por prosseguir com eleição da mesa diretora. Fotos: Cássia Lima

Mandado de segurança

A decisão de suspensão da eleição é resultado de um mandado de segurança impetrado pelo deputado Kaká Barbosa (PT do B), que reivindica a permanência na presidência da Alap no biênio 2017/2019. Ele foi eleito para o cargo no dia 31 de maio deste ano, quando ainda presidia interinamente a assembleia após o afastamento do deputado Moisés Souza (PSC).

Na tarde da última quarta-feira, 25, o juiz Luciano Assis determinou a suspensão da eleição da mesa diretora até dia 31, quando o pedido de liminar será apreciado em uma sessão do Pleno do Tribunal de Justiça.

Kaká

Deputado Kaká Barbosa (PT do B) reivindica a permanência na presidência

Projeto de Resolução

Paralelo ao mandado de segurança, já foi aprovado na Assembleia Legislativa um Projeto de Resolução que proíbe o deputado Kaká Barbosa (PT do B) de participar de todas as comissões permanentes da casa.

Resolução que limita atuação do ex-presidente da Alap, deputado Kaká

Resolução que limita atuação do ex-presidente da Alap, deputado Kaká Barbosa

O projeto é do deputado Augusto Aguiar (PMDB), que é rival declarado de Kaká. Aguiar entrou com reclamação em maio deste ano. No documento, ele dizia que a eleição que escolheu o deputado Kaká Barbosa para o biênio 2017/2019 não tinha seguido o devido processo legal na Alap.

Na semana passada, ele reiterou o pedido, e essa reclamação foi para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa que deu um parecer favorável a Aguiar, afastando Kaká de comissões que ele participava e proibindo de entrar em novas.

Parecer da CCJ

Parecer da CCJ

Além disso, a CCJ já deu um parecer favorável a um requerimento para que seja formada uma Comissão Especial para apurar possíveis ilegalidades na gestão do deputado Kaká. Os membros da comissão serão anunciados nos próximos dias.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!