Chamada Escolar online acontece apenas em Macapá e Santana

Demais muinicípios e Zona Rural realizam processo por meio de fichas. CPF também passa a ser obrigatório
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou na manhã desta sexta-feira, 14, que a Chamada Escolar 2017 terá mudanças. Uma delas é a obrigatoriedade do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para todos os alunos da rede de ensino. Outra diferença no processo é que a inscrição pela internet só será feita para quem procura vagas em Macapá e Santana.

Seed se encontrou com gestores pata tratas das mudanças na documentação e na inscrição pela internet. Fotos: Cássia Lima

Seed se encontrou com gestores pata tratas das mudanças na documentação e na inscrição pela internet. Fotos: Erich Macias

Nos outros municípios e na Zona Rural, o procedimento ocorrerá por meio de fichas impressas. No ano passado, o cadastro online foi obrigatório em todo o Amapá. A Chamada Escolar funciona como planejamento das  vagas para cada ano letivo e é uma estimativa de quantas matrículas serão ofertadas.

Nesta manhã, um encontro no Sebrae reuniu os gestores e secretários escolares da Educação Básica do Estado. Eles receberam orientação sobre a Chamada Escolar, especialmente a exigência do CPF. Segundo a Coordenadora da Educação Básica e Profissional (Cebep) da Seed, Dina Guedes, havia muita divergência no censo escolar.

Coordenadora da Educação Básica e Profissional (Cebep) da Seed, Dina Guedes. Mudanças são necessárias pois haviam divergências no censo escolar

Coordenadora da Educação Básica e Profissional (Cebep) da Seed, Dina Guedes. Mudanças são necessárias pois haviam divergências no censo escolar

“No ano passado era usado o CPF do pai. O que acontece é que um pai tem três filhos e isso causava divergência no sistema. Havia muita duplicidade na hora da gente contabilizar o reordenamento escolar. Com essa mudança vamos agilizar a contagem das vagas”, explicou a coordenadora.

O processo de Chamada Escolar inicia dia 18 de outubro a vai até dia 18 de novembro. Os interessados em estudar nas escolas localizadas próximas de suas residências devem acessar o site escolapublica.ap.gov.br.

A Chamada Escolar de 2015, contabilizou 131 mil alunos, já a de 2016 foram 132 mil. Estima-se que em 2017 seja em média 132 mil alunos.

Chamada Escolar inicia dia 18 de outubro a vai até o dia 18 de novembro.

Chamada Escolar inicia dia 18 de outubro a vai até o dia 18 de novembro.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!