Empresa analisa viabilidade de BRT em Macapá

Estudo sobre o transporte tem como público-alvo quem faz o deslocamento entre a Zona Norte e Zona Sul, Santana e até Mazagão
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Será realizado por uma empresa especializada o estudo de viabilidade para implantação do sistema de transporte Bus Rapid Transit (BRT), em Macapá. O assunto foi debatido nesta sexta-feira, 7, no Palácio do Setentrião, com o governador, Waldez Góes.

O BRT é uma alternativa de transporte coletivo de massa com o tempo de viagem reduzido. Ele utiliza uma faixa exclusiva para deslocação com terminais e estações.

Governo solicitou estudo de viabilidade sobre o transporte articulado para Região Metropolitana. Foto: Marcelo Loureiro (Secom)

Governo solicitou estudo de viabilidade sobre o transporte articulado para Região Metropolitana. Foto: Marcelo Loureiro (Secom)

O estudo para adesão permitirá saber qual modelo de BRT é mais adequado para Macapá, as empresas interessadas na concessão e a demanda de passageiros. Em seguida, será feito um Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental para identificar onde as vias exclusivas poderão ser construídas.

A ideia é que o sistema tenha como público-alvo a população que precisa fazer o deslocamento da zona sul para a norte de Macapá, e dentro da Região Metropolitana de Macapá, que inclui a capital e os municípios de Santana e Mazagão.

BRT

O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de ônibus rápido, com serviço similar ao metrô. Utiliza veículos maiores, articulados e com capacidade para até 270 pessoas. Foi implantado em Curitiba e posteriormente expandiu para mais de 200 cidades em diversos países. Além da agilidade e desafogamento do trânsito, o BRT apresenta redução nas emissões de C02 e bons resultados na melhoria da mobilidade urbana das cidades onde foi implantado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!