Em Oiapoque, universitários acampam em salas de aula

Eles protestam contra a PEC dos cortes e pedem eleição direta para diretor do campus binacional. Outros alunos protestam contra o movimento
Compartilhamentos

HUMBERTO BAÍA, DE OIAPOQUE

Estudantes do campus binacional da Universidade Federal do Amapá (Unifap) no município de Oiapoque, a 600 quilômetros da capital, estão ocupando salas de aula há três dias para protestar contra o pacote de cortes de investimentos nas universidades federais, e também para pedir eleição direta na instituição.

No início da semana, os alunos se reuniram com a direção do campus, e deste encontro saiu uma lista de reivindicações, entre elas a realização de eleições diretas para diretor do campus, reformulação do plano pedagógico e transparência administrativa.

Blocos estão tomados de varais com roupas dos manifestantes

Blocos estão tomados de varais com roupas dos manifestantes. Fotos: Humberto Baía

No ano que vem será formada a primeira turma da universidade , mas a dificuldade de estágio para os alunos de Enfermagem é muito grande em Oiapoque. O hospital não oferece  condições seguras para os alunos que são obrigados ir para Macapá.

Cláudio Júnior, único aluno do curso de Direito a aderir ao movimento, diz que a biblioteca não recebe livros atualizados. O curso é o único que tem um centro acadêmico.

Alunos fazem apresentações à noite

Alunos fazem apresentações à noite

Sem aulas, estudante passa o dia fazendo artesanato

Sem aulas, aluna passa o dia fazendo artesanato

Cerca de 40 alunos que não estão no movimento fizeram uma petição ao Campus Marco Zero, em Macapá pedindo garantia de acesso às salas de aula ocupadas. A reportagem do Portal SELESNAFES.COM foi até o campus falar com a liderança do movimento, mas os alunos informaram que não existe uma coordenação, e que todas as decisões são tomadas em conjunto.

Estudantes farão uma marcha pelas ruas de Oiapoque neste sábado, 19

Estudantes farão uma marcha pelas ruas de Oiapoque neste sábado, 19

A maioria dos manifestantes passa o dia no campus. Alguns como, Rosimeire Osório, aluna de Enfermagem, passam o tempo fazendo artesanato.  À noite, os alunos fazem apresentações de música e apresentações de filmes.

Uma marcha pelas ruas de Oiapoque está prevista para este sábado, 19 , tentar conscientizar a população sobre a PEC 55 que limite os gastos nas universidades. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!