Estudantes iniciam ocupação na Unifap

Barracas já foram montadas na entrada da reitoria. Assembleia decidiu por início do movmiento na terça, dia 8
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) ocupam desde a noite de quinta-feira, 3, a entrada da reitoria da instituição. Os alunos decidiram se unir com o movimento nacional de ocupação que tem como principal meta combater a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241.

Na assembleia ocorrida na quinta, a comissão de acadêmicos da Unifap deliberou a ocupação a partir de terça-feira, 8, mas um grupo de estudantes decidiu ocupar de forma imediata a universidade.

Alguns estudantes já acampam na frente da administração da universidade. Fotos: Cássia Lima

Alguns estudantes já acampam na frente da administração da universidade. Fotos: Cássia Lima e André Silva

Os alunos já montaram barracas e pretendem criar um movimento unificado como o resto do país, assim como ter apoio de outras categorias.  Eles têm como principal discussão a não aprovação da PEC dos gastos públicos que busca congelar os investimentos de educação por 20 anos.

“Nós somos contra essa PEC que só prejudica a educação pública brasileira que cada vez mais é castigada com a péssima gestão dos recursos públicos. Vamos resistir, assim como o resto do Brasil. Essa PEC não pode ser aprovada”, frisou a estudante Carol Lima.

Movimento é contra a PEC 241 que limita gastos e investimentos. Educação será afetada

Movimento é contra a PEC 241 que limita gastos e investimentos. Educação será afetada

A proposta do governo do presidente Michel Temer busca estabelecer um limite para os gastos do governo federal durante os próximos 20 anos, tendo como base o orçamento do governo em 2016. Com isso, recursos da saúde e educação passariam a cumprir a regra apenas a partir de 2018.

“Não vamos aceitar sermos penalizados pela dívida pública. O que o país enfrenta hoje é uma massa política que sacrifica os pobres e oprime cada vez mais nossos direitos. Vamos ocupar e ganhar força. Vamos lutar”, disse Carol.

Ocupações de universidades e escolas estão acontecendo em todo o país

Ocupações de universidades e escolas estão acontecendo em todo o país

Nova assembleia deve ocorrer na noite desta sexta-feira, 4

Nova assembleia deve ocorrer na noite desta sexta-feira, 4

No inicio da noite desta sexta-feira, 4, os universitários devem se reunir novamente às 19h no prédio da reitoria para decidir os rumos da ocupação.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!