UBS’s convocam homens para fazer exames; e eles têm atendido

Exame que previne o câncer do próstata é entregue em apenas 8 dias. Os exames de rotina ficam prontos em 24h
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

As unidades básicas de saúde de Macapá estão numa grande mobilização este mês para a realização de exames voltados para o público masculino. Estimular o homem a cuidar mais da saúde é o principal foco do “Novembro Azul”.

Cinco unidades estão aparelhadas para fazer a coleta de material dos pacientes, além dos postos volantes. Na zona rural de Macapá, a UBS de São Joaquim do Pacuí também está aparelhada com laboratório. “Foi uma grande conquista. Aquela comunidade era muito carente”, avalia , a coordenadora de Laboratórios da Prefeitura de Macapá, Tafnez Almeida.

Unidades realizam 40 mil exames por mês. Fotos: Divulgação

Unidades realizam 40 mil exames por mês. Fotos: Divulgação

Todas as coletas são enviadas para a UBS do Bairro dos Congós, na Zona Sul de Macapá, onde funciona a central de processamento e análises.

Os exames de rotina, os mais simples, são entregues ao paciente em 24 horas, e o PSA, exame de sangue que ajuda no diagnóstico do câncer de próstata, fica pronto em até 8 dias.

Os técnicos da Pró-Med, empresa que administra os laboratórios da prefeitura, e funcionários das unidades básicas de saúde dos bairros, estão mobilizados para receber e orientar os pacientes do sexo masculino que também poderão fazer exames como o hemograma, colesterol total, glicose, triglicerídeos, ureia, creatinina (pode detectar insuficiência renal), tgo, tgp (doenças do fígado), e principalmente o PSA.

Técnicos da Pró-Med ao lado do Liaison XL, capaz de realizar dezenas de exames, entre eles o PSA: só existem 2 aparelhos como esse em todo o estado

Técnicos da Pró-Med ao lado do Liaison XL, capaz de realizar dezenas de exames, entre eles o PSA: só existem 2 aparelhos como esse em todo o estado

promed

BC5380 Mindray: equipamento para exames de hematologia

“Temos sentido um aumento na procura dos homens. Estamos aqui no Bairro Novo Horizonte, por exemplo, e já atendemos mais de 100 pacientes do sexo masculino”, comemora a coordenadora.

Um dos equipamentos disponibilizados na rede municipal de laboratórios é o Liaison XL, que processa os exames de imunologia e hormonais, incluindo o PSA, o exame de sangue que pode detectar se há alterações na próstata. Só existem dois aparelhos desse em todo o Estado, um no Hospital de Clínicas Alberto Lima, e outro na UBS Congós.

Técnicos dão orientações a pacientes nas UBS's. Foto: PMM/Divulgação

Técnicos dão orientações a pacientes nas UBS’s. Foto: PMM/Divulgação

No total, as UBS’s realizam cerca de 40 mil exames laboratoriais por mês. Só a unidade Lélio Silva, no Bairro do Buritizal, são mais de 8 mil.

As seis unidades com laboratórios fixos são: Lélio Silva, que funciona 24h por dia, Congós, Perpétuo Socorro, Rubin Anarovith (Beirol), e Marcelo Cândia (Jardim Felicidade II) atendem 18 horas por dia. A unidade do Marabaixo deverá ser habilitada em janeiro, mas já funciona como posto de coleta de material.

Algumas comunidades rurais como, Curiaú e Maruanum, por exemplo, são visitadas a cada 15 dias, e no Arquipélago do Bailique a cada dois meses.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!