Compartilhamentos

SELES NAFES

Moradores de Macapá receberam de volta, na tarde desta quinta-feira, 8, a histórica Praça Floriano Peixoto, localizada no tradicional Bairro do Trem, área central da cidade. O local passou por um completo trabalho de revitalização que resgatou o ar bucólico da praça, e desta vez incluiu elementos de acessibilidade. Os famosos pedalinhos estão de volta.

Um grande público compareceu para acompanhar a reabertura da Floriano. Novas passarelas para caminhada foram construídas, desta vez com piso tátil. O slakeline, esporte de equilíbrio em uma fita, também ganhou espaço.

Praticantes do slakeline ganharam espaço. Fotos: Seles Nafes

Praticantes do slakeline ganharam espaço. Fotos: Seles Nafes

Criançada ganhou de volta o playground

Criançada ganhou de volta o playground

Pedalinhos funcionarão todos os dias das 18h às 21h. Fotos: Seles Nafes

Pedalinhos funcionarão todos os dias das 18h às 21h

Os quatro pedalinhos em forma de cisnes foram reformados e reativados. A concorrência foi grande na fila para passear nos brinquedos. Eles funcionarão todos os dias, das 18h às 21h. Funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) ficarão responsáveis pelo controle de público no local. 

Em todas as vezes que a Floriano Peixoto passou por obras de revitalização, os pedalinhos foram reativados, mas não costumaram funcionar por muito tempo, principalmente por causa do vandalismo.

Novos caminhos com piso tátil

Novos caminhos com piso tátil

Juventude reapareceu na praça....

Juventude reapareceu na praça….

...e as famílias também

…e as famílias também

O prefeito Clécio Luis (REDE) deixou claro que o cidadão será o maior responsável pelas condições da praça.

“Não tem outro meio de evitar o mau uso, se não pelo bom uso. Revitalizar é dar vida novamente, e isso só acontece com as pessoas ocupando e fazendo o bom uso. Mas basta uma pessoa sem consciência para deixar a praça feia. O mau uso não é só pichar, é também jogar papel, plástico, garrafa no chão, pisar onde não pode…”, comentou o prefeito.

Guarda Municipal também está de volta...

Guarda Municipal também está de volta…

...e com reforço

…e com reforço

Senador entre os malabares: "esse recanto tinha que ser devolvido à cidade"

Senador entre os malabares: “esse recanto tinha que ser devolvido à cidade”

Prefeito Clécio Luis: mau uso não é só pichar

Prefeito Clécio Luis: mau uso não é só pichar, é jogar lixo, pisar onde não se deve…

Apesar de esperar que o maior vigilante seja o morador de Macapá, a prefeitura decidiu pela permanência da Guarda Municipal num posto que funcionará 24h por dia.

A obra custou R$ 600 mil de emenda do senador Randolfe Rodrigues (REDE).

“Essa praça foi o ponto de encontro da nossa geração. Aqui nós namoramos, nos divertimos nos pedalinhos, foi local de encontro de poetas, boêmios; esse recanto da cidade tinha que ser devolvido ao seu povo”, comentou o senador.

Muito Marabaixo e Batuque no cortejo do Banzeiro Brilho de Fogo

Muito Marabaixo e Batuque no cortejo do Banzeiro Brilho de Fogo

Percussionistas do Banzeiro

Percussionistas do Banzeiro

Cortejo do Banzeiro chega na praça

Cortejo do Banzeiro chega na praça

Uma grande programação cultural foi montada e espalhada pela Floriano Peixoto. Cantos de leitura foram montados em vários pontos. Também houve contação de histórias, teatro de rua, e o cortejo do Banzeiro Brilho de Fogo, bloco que já está virando tradição na capital em datas festivas, sempre embalado por Marabaixo e Batuque.

Compartilhamentos