Hospital da Criança vai receber R$1,9 milhão de emenda parlamentar

Aumento do número de leitos e novos equipamentos são previstos com recursos
Compartilhamentos

FERNANDO SANTOS

Desde o último dia 16 de dezembro, está na conta do Governo do Amapá (GEA), uma emenda da deputada federal Marcivânia Flexa (PCdoB) no valor de R$1,9 milhão para equipar o Centro Cirúrgico/UTI Infantil, além de reformar e ampliar vários ambientes do Hospital da Criança e Adolescente (HCA).

O Hospital da Criança e Adolescente (HCA) faz em média, por mês, 3.500 atendimentos de pacientes de todo o estado. A maioria chega ao Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Emenda da deputada Marcivânia Flexa para Hospital da Criança permitirá melhorias na estrutura e no atendimento. Foto: Ascom

Emenda da deputada Marcivânia Flexa para Hospital da Criança permitirá melhorias na estrutura e no atendimento. Foto: Ascom

De acordo com a diretora da unidade, Zoraima da Costa, apenas 20% dessa demanda é de emergência e urgência. O restante é atendimento ambulatorial, que poderia ser tratado em Unidades Básicas de Saúde.

“Mas, mesmo não sendo emergência a gente atende crianças que chegam. Por isso a demanda é grande. De março até setembro, que é o período de pico, é ainda maior”, informou a diretora.

Além de enfermarias, o Hospital da Criança conta com um Centro Cirúrgico/UTI Infantil que possui apenas 10 leitos e vive superlotada. O atendimento mensal é de apenas 25 crianças. Com a emenda parlamentar, 8 novos leitos serão adquiridos e o número de atendimentos vai dobrar.

“Esse recurso já está em conta. Já foi feito o processo licitatório e a expectativa nossa, é que até fevereiro já vamos ver isso materializado e a entrega a população do Amapá”, informou a deputada Marcivânia.

De acordo com parlamentar,

De acordo com parlamentar, expectativa é que dinheiro para melhoria da unidade seja logo utilizado e até fevereiro melhorias sejam feitas. Fotos: Fenando Santos

Além de leitos para a UTI infantil, serão adquiridos mais de 160 itens entre equipamentos de informática como impressoras, computadores além de macas, móveis, raio x digital, mesa cirúrgica, reanimadores entre outros.

“Além de adequarmos o Centro Cirúrgico e demais ambientes, nós vamos estar adquirindo equipamentos que vão possibilitar a implementação de uma melhor qualidade na assistência à crianças atendidas no Hospital da Criança. As emendas federais são fundamentais para melhorar a saúde do Amapá”, garantiu Gilvanete Távora, assessora técnica da Sesa.⁠

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!