Primeira turma de enfermagem da Unifap se reencontra

Alunos pioneiros do curso no estado recordam momentos da vida acadêmica no antigo núcleo da UFPA no Amapá
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Para matar a saudade de amigos e relembrar velhos tempos da faculdade, a primeira turma de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap) decidiu organizar um reencontro 21 anos depois para registrar a mesma foto da formatura. O momento foi marcado por muitos sorrisos e nostalgia.

Passado e presente se se encontram no mesmo lugar em duas fotografias. Fotos: arquivo da turma

Passado e presente se se encontram no mesmo lugar em duas fotografias. Fotos: arquivo da turma

O reencontro ocorreu na tarde do último sábado, 3, na escadaria do Teatro das Bacabeiras, no Centro de Macapá, onde a primeira turma de enfermagem de 1991 tirou a foto dos 28 alunos formandos no dia 28 de dezembro de 1995.                       

Mas, desta vez, 21 anos depois, apenas 24 enfermeiros estavam presentes, os outros estão trabalhando fora do estado e do Brasil, e não puderam comparecer. A ideia surgiu de alguns ex-alunos que queriam reencontrar os amigos da faculdade.  

“Eu tava olhando umas fotos da faculdade e bateu uma saudade porque quase nunca conseguimos reunir todos. Mas conseguimos e foi um momento muito especial porque será a mesma foto 21 anos depois, voltamos a resgatar a amizade e matar a saudade”, disse a enfermeira Rivanete Mendonça, de 49 anos.

enfermeira-rivanete

Rivanete Mendonça: resgate da amizade

Foi a enfermeira que ajudou na organização da festa de formatura há 21 anos. Ela lembra das dificuldades. A primeira era porque, naquela época, não havia empresa de eventos no estado, e tudo foi contratado em Belém, o que encareceu a festa.

“Havia poucos cursos e fizemos um pacote para uma empresa de Belém realizar nossa festa. Eu lembro que já existia foto colorida, mas a da nossa formatura saiu preto e branco porque ficava mais barato o pacote”, contou sorrindo a enfermeira.

Em sala de aula. Reencontro trouxe boas lembranças da vida acadêmica

Em sala de aula. Reencontro trouxe boas lembranças da vida acadêmica

Ela e os ex-colegas de turma conversaram muito antes da foto. Eles relembraram que na época o terreno da Unifap era um “matagal” e que chegaram a fazer educação física na piçarra para cumprir disciplinas obrigatórias.

“Não tinha essa estrutura que tem hoje. Tinha todo esse terreno, mas só tinha um prédio que é onde hoje está o bloco de Medicina. Lembro que íamos andando de chinelo da entrada (hoje portão principal) até chegar ao bloco de Enfermagem, lá tinha uma torneirinha, lavávamos os pés, calçávamos os sapatos e assistíamos aula”, contou a enfermeira Kelly Souza.

Aulas práticas

Aulas práticas em laboratório do então Núcleo da UFPA

1-turma-de-enfermagem-da-unifap-2

Registro de encontro da turma nos anos 1990

Na época, a estrutura da universidade era do antigo núcleo da Universidade Federal do Pará (UFPA), que havia se tornado a Unifap, localizada bem aos fundos do terreno com os cursos de História, Matemática, Pedagogia, Direito e Enfermagem.

“Quando chovia, meu Deus. Era um lamaçal só. Não enfrentamos greve, mas desbravamos a Unifap. Naquele tempo, nossa aula de anatomia era ministrada por médicos porque não tinham enfermeiros com especialidades no Amapá e chegamos até a ir ao necrotério atrás de uma maior realidade”, disse a enfermeira Rivanete.

Turma se reencontra duas décadas depois

Turma se reencontra duas décadas depois

Os ex-colegas de classe, agora colegas de trabalho, fizeram a foto da mesma forma que 21 anos atrás, todos vestidos de branco, mas, desta vez, pagaram um fotógrafo do Amapá e o registro foi colorido para ser guardado com muito carinho para posteridade. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!