Ribeirinhas são estrelas em calendário de 2017

Calendário foi a primeira etapa de um projeto de valorização e capacitação de mulheres, organizada pela deputada estadual Marília Góes
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Começa nesta quinta-feira, 15, no Macapá Shopping, no Centro de Macapá, a exposição “Maré Mulher”, coletânea que vai reunir fotos de 30 mulheres ribeirinhas selecionadas para compor o calendário de 2017.  O trabalho é a primeira etapa do projeto que começou em julho deste ano vai culminar num grande seminário em 2017, além de ações de apoio em negócios e cursos de formação para mais de 300 mulheres que são chefes de família no Amapá, e moram no interior do estado.

“Pesquisas mostram que 52% dos lares no Amapá são comandados por mulheres”, justifica a deputada estadual Marília Góes (PDT), criadora do projeto Maré Mulher.

Para levantar a autoestima, o projeto selecionou uma mulher em cada localidade extrativista e áreas ribeirinhas de Mazagão, Laranjal do Jari e região metropolitana de Macapá, para um ensaio fotográfico fora de estúdios. 

Mulheres chefes de família em 3 municípios compõem a mostra. Fotos: Ascom

Mulheres chefes de família em 3 municípios compõem a mostra. Fotos: Ascom

Fotógrafos foram enviados até as localidades para fazer os registros. O objetivo era mostrá-las em suas comunidades trabalhando com naturalidade. Em seguida, Marília Góes convidou a Universidade Federal do Amapá (Unifap) para participar do projeto.

“Foram selecionadas 30 fotos para a exposição, e 12 foram escolhidas para compor um calendário, com ajuda da professora de jornalismo Luciana (Macedo). Cada mês terá a história de uma mulher. A ideia é que o mandato seja indutor para mulheres a partir dessas empreendedoras que já são exemplos em suas comunidades”, explicou a deputada.

Fotos foram selecionadas pela fotógrafa Luciana Macedo

Fotos foram selecionadas pela fotógrafa Luciana Macedo

Em parceria com o Sebrae, Ministério da Agricultura e Secretaria Nacional da Mulher, foi possível conseguir recursos para a realização do I Seminário de Empreendedorismo Feminino no Amapá, em março de 2017. O encontro vai traçar um diagnóstico e definir os próximos passos do projeto. O evento deve reunir mais de 300 mulheres de todo Amapá.

“Já conseguimos recursos, inclusive, para capacitar essas mulheres. E ainda vamos apresentar projeto autorizando o governo do Estado a criar o Super Fácil do Empreendedorismo, um local que vai concentrar todas as etapas para a criação de uma empresa para essas mulheres, finalizou  a deputada.

A exposição fotográfico Maré Mulher começará às 19h30min,  no Macapá Shopping, e continuará durante todo o mês.

Deputada Marília Góes: seminário em março terá a presença de 300 mulheres. Foto: Arquivo

Deputada Marília Góes: seminário em março terá a presença de 300 mulheres. Foto: Arquivo

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!