Equipe vai investigar mortandade de cães em Oiapoque

Centenas de animais morreram com zoonose que também estaria sendo manifestada em animais de cidade vizinha
Compartilhamentos

HUMBERTO BAÍA

Pelo menos 1,5 mil cães foram infectados com uma misteriosa doença no município de Oiapoque, distante 600 quilômetros de Macapá. Autoridades locais informam que pelo menos 600 desses animais já vieram a óbito em decorrência do surto.

Os sintomas manifestados nos cães são vômito, diarreia e perda dos movimentos. Os moradores do município estão assustados.

“Já fizemos os levantamentos preliminares e estamos no aguardo de uma equipe especializada em zoonoses que virá para Oiapoque, trazendo o teste rápido. Aí poderemos dar o diagnóstico correto para esta doença” diz Edinaldo Tenório, veterinário no município.

CÃES DOENTES OIAPOEQUE VETERINÁRIO

Edinaldo Tenório: Alto índice de contaminados preocupa moradores do município. Foto: Humberto Baía

A suspeita do veterinário é que se trata de uma doença que atinge e gatos denominada cinomose, causada por um vírus e transmitida pelo ar ou pelo contato com a secreção de animais contaminados. Ele tranquiliza a população, dizendo que a zoonose não é transmitida para o homem.

Estima-se que a população de cães em Oiapoque seja de pelo menos 3 mil animais. Há relatos de casos da doença também em São Jorge Soares, cidade vizinha do lado francês.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!