Jovem tenta cirurgia desde novembro

Em novembro ela teve o diagnóstico, já recebeu dois encaminhamentos, mas ainda não conseguiu marcar a cirurgia
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Uma jovem de apenas 24 anos passa por um drama na rede pública de saúde do Amapá. Há dois anos com dores abdominais cada vez mais fortes, só em novembro passado ela teve diagnóstico correto de pedra da vesícula. Contudo, não há previsão de quando ela passará por cirurgia.

A partir de 2015, Nayra Maria dos Reis de Oliveira passou a sentir pequenas dores. Apesar de procurar assistência várias vezes, os exames nunca identificavam o que estava de fato acontecendo, e o sofrimento só crescia.

Desde novembro, quando o problema foi finalmente diagnosticado, ela já recebeu dois encaminhamentos para a cirurgia durante atendimentos de urgência. Na última quinta-feira, 5, acompanhada da avó que a cria desde criança, ela teria sido informada novamente no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) que não haveria cirurgião para realizar a operação.

Mayra chora enquanto a avó conta o drama. Fotos: Olho de Boto

Mayra chora enquanto a avó conta o drama. Fotos: Olho de Boto

Nesta sexta-feira, 6, ela e a avó fizeram uma peregrinação por redações de televisão para expor o problema e tentar encontrar ajuda.  

“Ela só chora com dor, nem come. Não tem um dia que a gente não esteja em hospital. Não tem médico. Já fomos lá e não tem nem previsão”, diz em desespero a dona de casa Maria Eunice, avó de Nayra.

OUÇA

O sofrimento da moça foi presenciado por várias pessoas, enquanto a avó contava a história. Depois do desabafo, as duas voltaram para a casa onde moram, no Bairro São Lázaro, zona norte de Macapá.

Neste sábado, 7, Nayra informou que conseguiu marcar uma consulta no Hcal, mas ainda sem previsão da cirurgia. Mesmo com dois encaminhamentos que indicam a necessidade de uma cirurgia, ela diz não entender o motivo de tanta demora.

O portal SELESNAFES.COM não conseguiu contato com a direção do hospital na tarde deste sábado. No início da noite, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde (Sesa) informou que uma consulta foi marcada para a próxima quarta-feira, 11, e será com um médico cirurgião que fará o pre-operatório da moça.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!