Compartilhe

GRAZIELA MIRANDA

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Interno, voltado para profissionais efetivos da Educação da rede estadual e servidores do quadro federal, para atuarem nas oito escolas de ensino médio de tempo integral, distribuídas em Macapá e Santana. As inscrições poderão ser feitas até domingo (8) através do site www.processoseletivo.ap.gov.br. A seleção está sendo feita pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

De acordo com a secretária de educação do estado, Goreth Sousa, no total estão sendo ofertadas 141 vagas, sendo 104 para professores, 16 para coordenadores pedagógicos, sete para diretores, sete para diretores adjuntos e sete para secretários escolares, além de cadastro de reserva. O material para a prova escrita está disponível para download no site www.seed.gov.ap.br. Os candidatos selecionados deverão cumprir 40 horas de trabalho na escola para a qual forem designados.

“Esse processo é importante porque abre oportunidade a esses profissionais, considerando que temos muitos professores que fizeram curso de gestão escolar, mestrado ou doutorado. Ou seja, muitos tem um currículo excelente e ainda não tiveram a oportunidade de participar de projetos estratégicos na educação. Mas agora, eles vão ter essa oportunidade”, afirmou a secretária.

Secretária garante que estrutura dos laboratórios das escolas ficará pronta para a nova modalidade de ensino. Fotos: Graziela Miranda

Secretária garante que estrutura dos laboratórios das escolas ficará pronta para a nova modalidade de ensino. Fotos: Graziela Miranda

O processo de seleção será feito através de análise documental, prova objetiva, entrevista e curso de formação, todas de caráter eliminatório. O resultado definitivo está previsto para ser divulgado no dia 9 de fevereiro.

A secretária explica que os requisitos exigidos para professores é comprovar a formação que tem para atuar na respectiva disciplina que cada um está credenciado a lecionar. As disciplinas podem ser: matemática, língua portuguesa, história, geografia, química, física, literatura, filosofia, sociologia, biologia, educação física, inglês, francês e espanhol.

Para diretores e diretores adjuntos é necessário que o servidor pertença ao Quadro do Magistério Estadual e esteja enquadrado na classe “C”, “D”, “E” ou “F”; comprovar que é pedagogo, com habilitação em administração escolar, supervisão escolar e orientação educacional ou ser licenciado em qualquer área, com especialização em gestão escolar.

Para as vagas de secretário escolar, podem concorrer professores, pedagogos ou auxiliares educacionais e assistentes administrativos de nível médio.

Os funcionários efetivos do quadro do Ex-Território Federal do Amapá deverão comprovar que são pedagogos, com habilitação em administração escolar, supervisão escolar e orientação educacional ou serem licenciados em qualquer área, com especialização em gestão escolar.

Segundo a secretária, é vedada a inscrição de professores horistas, contrato administrativo ou professores efetivos com vínculo de 20 horas.

Escolas de Tempo Integral

A secretária Goreth explica que o diferencial dessas escolas é que elas vão oferecer aos alunos estudos orientados, avaliações semanais, trabalhos com disciplinas eletivas e práticas laboratoriais. Goreth Sousa reconhece que, em termos de estrutura, as escolas ainda não estão prontas, mas garante que os laboratórios estão 80% prontos.

“Falta apenas a finalização e acabamento desses laboratórios e já temos uma licitação assinada para equipá-los”, declarou.

Em Macapá, as escolas que atuarão em tempo integral são Tiradentes, Raimunda Virgulino, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Colégio Amapaense e José Firmo do Nascimento. Em Santana, são as escolas Augusto Antunes, Alberto Santos Dummont e Elizabeth Picanço Esteves. As aulas estão previstas para iniciar no dia 6 de março e acontecerão no período de 7h30 às 17h30. A secretária assegura que a Seed vai garantir aos alunos dessas escolas os lanches da manhã e da tarde, além do almoço.

Compartilhe