Um livro para conhecer o Amapá

Obra ganhará versão em francês. Seed pretende usar material nas escolas de ensino fundamental
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O doutor em Ciências Sociais, Manuel Pinto lançou este mês na Universidade Federal do Amapá (Unifap) o livro “Conhecendo o Amapá”. A obra, que será traduzida em francês, é um verdadeiro guia turístico, econômico, cultural e histórico-geográfico do estado. Algo inédito para os estudantes e professores amapaenses.

A ideia de escrever o livro surgiu a partir de um convite de um editor do estado do Pará. O convite feito em 2015 tinha dois motivos.

Um exemplar de uma obra chamada “Conhecendo o Pará” havia sido produzido no estado vizinho e a ideia era fazer o mesmo sobre o Amapá. Além disso, uma legislação do mesmo ano passou a exigir nas escolas a existência de materiais similares, que tratem da cultura e história dos estados.

Manuel Pinto:

Professor Manuel Pinto: obra é guia turístico, econômico, cultural e histórico-geográfico do estado. Fotos: Cássia Lima

O livro publicado pela editora Cultural Brasil apresenta características gerais e especificas que vão desde a geografia até o turismo e meio ambiente do Amapá. Com formato de revista, o livro contém uma apresentação da política e dos grandes projetos ambientais no Amapá.

A obra inédita reúne pela primeira vez informações que já existiam na literatura amapaense, mas de forma fragmentada. O material está sendo avaliado pela Secretaria de Educação do Estado (Seed) para ser usado pelos estudantes amapaenses nas escolas de ensino fundamental.

Professores contam com material extra para usar em sala de aula

Professores contam com material extra para usar em sala de aula

Lançamento do livro conhecendo o Amapá (1)

Quase um ano e meio de pesquisas para a compilação do material com informações sobre o estado

“O livro é resultado de 17 meses de pesquisas em livros técnicos, sites institucionais e blogs especializados. O objetivo é ser um livro interdisciplinar para abranger todos os assuntos possíveis do estado. Coisa que os professores e alunos sentiam necessidade de ter”, frisou Manuel Pinto, que é professor na Unifap há 13 anos.

Ao todo, foram impressos 3 mil exemplares contendo 128 páginas cada. A proposta do autor é traduzir a obra para o francês, além de ser lançado nos municípios do Oiapoque e Laranjal do Jari.

Lançamento do livro na Unifap

Lançamento do livro na Unifap

O material está disponível nas principais bancas de revista de Macapá, além da livraria Leitura. O preço unitário é de R$ 115. Para professores, o preço pode variar porque ainda contém um guia prático de aulas e aplicação de ensino.

"Conhecendo o Amapá" será também lançado em outros municípios

“Conhecendo o Amapá” será também lançado em outros municípios

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!