Inspeção descobre médicos residentes fazendo cirurgias sem acompanhamento

MPF recomenda ponto eletrônico na Saúde do Estado e Município e que usuários tenham acesso de escalas
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A inexistência da folha de ponto para médicos plantonistas e procedimentos cirúrgicos feitos por médicos residentes sem a presença do cirurgião titular foram parte dos problemas encontrados pelo Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) em inspeção feita pelo órgão nas unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Macapá.

Em recomendação feita para a Secretaria de Estado da Saúde e à Prefeitura de Macapá, o MPF pede a instalação do registro eletrônico de frequência de todos os servidores públicos vinculados ao sistema. A Sesa já respondeu positivamente o pedido do órgão, enquanto a administração municipal ainda não se posicionou sobre o assunto.

A medida visa garantir a existência de mecanismos que inibam irregularidades no serviço e assegure o direito dos cidadãos de acesso à saúde, segundo o MPF. Usuários do SUS apresentaram representações que relatam a falta de atendimento no sistema devido a ausência ou atraso de médicos.

Para comprovar as denúncias, o Ministério Público solicitou a realização de auditoria nas escalas de plantões dos profissionais e, em seu relatório, apontou irregularidades de natureza gerencial, operacional e financeira, consideradas danosas para a gestão.  

Acesso do usuário as escalas

A recomendação do MPF/AP prevê ainda que as unidades de saúde devam instalar, em local visível, quadros que informem ao usuário os nomes dos médicos em exercício no dia, bem como sua especialidade e início e término da jornada de trabalho. É necessário também disponibilizar para consulta dos cidadãos o registro de frequência dos profissionais vinculados, de qualquer forma, ao SUS. As mesmas informações devem ser disponibilizadas na internet. Caso descumpridas as orientações, medidas judiciais serão adotadas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!