Cartórios do AP suspendem cobrança do DUT eletrônico

Cobrança está sendo questionada pelo Ministério Público Federal no Supremo Tribunal Federal (STF)
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Os cartórios do Amapá decidiram se antecipar e suspenderam a cobrança do DUT eletrônico, obrigatoriedade que gerava uma taxa em todas as transações de veículos usados. A cobrança está sendo questionada pelo Ministério Púbico Federal no STF.

A lei existe desde 2014, e foi fruto de uma proposta apresentada pelo então deputado estadual Michel JK (PSDB), hoje conselheiro de contas do Estado. O projeto criou um selo de transferência com taxas entre R$ 50 e R$ 498, pagas aos cartórios pelos compradores. A lei foi sancionada pelo governador da época, Camilo Capiberibe (PSB) sob protestos do setor do comércio automotivo.

A nova regra foi considerada um golpe pelas revendas de automóveis do Amapá. Além de aumentar os custos de transferência dos veículos, teria contribuído também para a queda das vendas.

“O projeto foi aprovado na calada da noite e o governador não prestou atenção, decidindo sancioná-lo. Tentamos reverter pedindo ajuda para todas as classes políticas e OAB, mas só o deputado Ericláudio (Alencar) se envolveu e conseguiu uma audiência pra gente no Tribunal de Justiça. Apresentamos um questionamento, mas nunca recebemos a resposta”, lembra o vice-presidente da Associação de Revendas (Agenciauto), Odir Cantuária.

No mês passado, o procurador geral da República, Rodrigo Janot, deu parecer contrário à cobrança do DUT eletrônico alegando que a regra usurpava a prerrogativa da União de legislar sobre o tema.

A ação direta de inconstitucionalidade ainda não foi jugada no STF, mas os cartórios já se adiantaram à possível queda da cobrança.

“Há quase um mês os cartórios pararam de cobrar. Isso não volta mais”, avaliou Cantuária.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!