Com enchente, TRE mantém eleição e adverte sobre crimes eleitorais

TRE reuniu com partidos e deixou claro que apenas as equipes de ajuda podem distribuir cestas básicas e transportes eleitores
Compartilhamentos

Enviada especial a Calçoene, CÁSSIA LIMA

Em reunião com representantes do Estado, partidos políticos e Defesa Civil neste sábado, 11, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) anunciou que vai manter para este domingo, 12, a eleição suplementar para a escolha do novo prefeito de Calçoene, cidade a 374 quilômetros de Macapá. O município sofre com a enchente do Rio Calçoene que já atingiu mais de 200 casas. 

A Defesa Civil decretou estado de emergência neste sábado, e já contabilizou mais de 200 famílias desalojadas. Um abrigo já está sendo montado pelas equipes para receber aqueles que não podem voltar para casa devido à cheia do rio que banha o município.

Apesar de a água ter recuado neste sábado, a expectativa é que o nível do rio cresça durante a noite, já que a maré será lançante e a lua estará cheia. Pela manhã, o TRE convocou reunião com a Defesa Civil, Polícia Militar e representantes dos quatro candidatos que concorrem ao pleito.

Juiz Adão Carvalho está auxiliando na eleição em Calçoene

Juiz Adão Carvalho está auxiliando na eleição em Calçoene. Fotos: Cássia Lima

“Temos várias famílias desalojadas e a reunião foi no sentido de como prestar essa ajuda humanitária imediata sem crimes eleitorais. Então, ficou acertado é que a Defesa Civil fará essa distribuição de água e alimento, além do transporte de eleitores”, frisou o juiz auxiliar da eleição em Calçoene, Adão Carvalho.

De acordo com o magistrado, o que as famílias mais estão precisando é de água potável de qualidade e alimentos que foram perdidos. Apesar de a Defesa Civil estar trabalhando em um abrigo para os desalojados, muitas igrejas evangélicas se ofereceram para abrigar as famílias.

“Com esses encaminhamentos damos segmento nos preparativos. Nenhuma escola que é local de votação foi afetada e vamos seguir com o pleito como o planejado”, destacou o juiz.

TRE está preocupado com o transporte de eleitores

TRE está preocupado com o transporte de eleitores

Segundo dados do TRE, o município de Calçoene tem 25 seções em 8 locais de votação, sendo 2 seções no Distrito do Carnot, 5 no Distrito de Lourenço e mais uma no Distrito de Calafat. No domingo, 7.423 eleitores são esperados para o pleito.

????????????????????????????????????

Rua parcialmente alagada no Centro de Calçoene

????????????????????????????????????

Equipe do TRE logo após reunião com os partidos

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!