Domingo: Fortaleza de São José comemora aniversário com programação; veja

Corte de bolo, apresentações e exposições marcam data de fundação do monumento histórico
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Para comemorar os 235 anos da Fortaleza de São José de Macapá, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está preparando uma programação especial para este domingo, 19.

A partir das 16h, apresentações artísticas, exposições e corte de bolo de aniversário ocorrerão nas dependências do monumento. O tema de comemoração da Fortaleza dessa vez será a sustentabilidade.

Com o título de patrimônio nacional desde 1950, a de Macapá é a maior fortaleza construída pelos portugueses no Brasil e a mais bem conservada. O monumento, que antes servia de base militar, foi estrategicamente erguido na foz do maior rio do planeta.

A Fortaleza de São José foi reconhecida em 2008 como uma das 7 Maravilhas Brasileiras pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e pela Revista Caras.

Fortaleza de São José é um dos cartões postais de Macapá. Foto: André Silva

Fortaleza de São José é um dos cartões postais de Macapá. Foto: André Silva

A coordenadora de preservação de Patrimônio Histórico da Secult, Zenaide Dutra, comenta que a história da Fortaleza se confunde com a própria história e crescimento da cidade de Macapá. Para ela, o momento é também uma oportunidade de reflexão e respeito do tipo de relação que as pessoas estabelecem com o patrimônio.

“Precisamos amadurecer o sentimento de apropriação, de identificação cultural e refletir sobre a necessidade de protegê-la, gerando uma nova postura em relação a uma das nossas maiores referências”, destacou.

Foto destaque: André Silva

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!