Santana tem novas linhas urbanas de ônibus

Itinerários estavam suspensos pelas empresas que alegaram falta de pagamento da última gestão do Município
Compartilhamentos

De Santana, FERNANDO SANTOS

Santana, o segundo maior município do Amapá, com mais de 100 mil habitantes, e que contava apenas com dois ônibus circulando em duas linhas, a Igarapé da Fortaleza/Centro e Parque das Laranjeiras/Centro, agora ganhou a reativação de mais 5 linhas urbanas. No total, o número de coletivos subiu para 8.

novas linhas de onibus santana.jpg 3

Somente duas linhas circulavam dentro da cidade. Fotos: Fernando Santos

Josiney Pereira Alves, superintendente de Transporte e Trânsito de Santana (STTrans), informou que essas linhas deveriam estar normais na cidade, mas que estavam suspensas porque a gerência da empresa que explora o serviço teria alegado uma série de problemas, entre eles, falta de repasse da gestão municipal passada e buraqueira das vias.

“Notamos que no contrato de concessão, a empresa responsável deveria atender a usuários com dez veículos em oito linhas, então notificamos a empresa, chamamos o proprietário e determinamos o imediato retorno das linhas. O proprietário alegou que a prefeitura não estava realizando o repasse mensal de 65 mil reais, que também garantia a circulação dos transportes escolares, reclamou da pavimentação das ruas, do transporte clandestino, e isso fez com que ele diminuísse a frota em decorrência dos prejuízos deixados pela gestão que encerrou mandato em 31 de dezembro de 2016.”, disse o superintendente da STTrans.

novas linhas de onibus santana.jpg 7

Josiney Pereira Alves: repasse de R$ 65 mil não estava sendo feito pela última gestão

Com o novo consenso, logo no início de janeiro, dois novos veículos passaram a atender usuários com as linhas Paraíso e Fortaleza/Centro. No mês de fevereiro foi implantada a linha que nunca havia existido no município, a do circular Elesbão/Centro, que atende também os bairros Matapí Mirim, Vale das Bênçãos e Piçarreira que são comunidades periféricas.

Moisés Vasconcelos, diretor da Unidade Básica de Saúde do Bairro Elesbão e morador da região, diz que a nova linha tem facilitado o acesso até a UBS.

novas linhas de onibus santana.jpg 2

Moisés Vasconcelos: linhas ajudam no deslocamento de pacientes até a UBS

“Falando referente à unidade básica, as pessoas antes se deslocavam apenas através de bicicleta e a pés para chegarem até aqui, hoje com a nova linha, a única coisa que se espera são as melhorias, principalmente nesse período chuvoso, quando as mães vêm com as crianças de colo e agora evitam pegar chuva, pois têm acesso ao ônibus”, avaliou o diretor da UBS/Elesbão.

“Melhorou bastante. A distância, apesar de ser grande, ficou mais rápido chegar ao centro”, disse a autônoma, Aurea Gomes de Oliveira.

novas linhas de onibus santana

Aurea Gomes: menos tempo para ir ao Centro

A STTrans informou também que pretende implantar, ainda no mês de março, uma rota que vai atender o Distrito Industrial da cidade, que fica na região da Rodovia Duca Serra.

“Os novos veículos estão realizando uma melhor integração com o resto da cidade e agora no mês de março vamos implantar a linha Distrito Industrial, que vai atender as comunidades ribeirinhas do Matapí que chegam em suas embarcações, os alunos da Escola Salomé e da Escola de Pesca, o alunado do Ifap e Unifap, e o mesmo vai circular dentro do loteamento Acquaville Tucunaré e assim integrar a linha com os demais bairros do município”, concluiu o superintendente.

Prefeitura pretende criar ainda mais uma linha nova

Prefeitura pretende criar ainda mais uma linha nova

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!