Centro de Nefrologia vai inaugurar com demanda maior que a capacidade de atendimento

Secretaria confirmou início do funcionamento para a segunda quinzena de abril
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Das 80 vagas disponíveis para os pacientes no Centro de Nefrologia de Santana, que deve ser inaugurado nos próximos dias, apenas 28 serão efetivamente usadas. É o que informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ao Ministério Público do Amapá (MP-AP), durante inspeção no prédio que está com as obras em fase de conclusão, na quarta-feira, 05.

A Sesa reconhece que o Centro já inaugura com déficit. O motivo é a carência de profissionais e a limitação de máquinas para hemodiálise.

MP encontra obra parada durante inspeção. Mesmo assim, Sesa garante inauguração em abril. Fotos: Ascom/MP

MP encontra obra parada durante inspeção. Mesmo assim, Sesa garante inauguração em abril. Fotos: Ascom/MP

A fiscalização da obra foi realizada pela Promotoria de Defesa da Saúde Pública para verificar as instalações e obter informações sobre o prazo de entrega.

Porém, na inspeção, a promotora de Justiça Fabia Nilci, titular da 2ª Promotoria de Defesa da Saúde Pública de Macapá, constatou que a obra está novamente paralisada. De acordo com a empresa responsável, os serviços deverão ser retomados após o pagamento, pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinf), das faturas em atraso.

“O empresário não poderia ter paralisado a obra. Se existe algum problema contratual é necessário buscar a justiça, mas é inaceitável essa demora, quando tão pouco está faltando para concluir o Centro. É preciso colocar em questão a carência de vagas e o sofrimentos dos pacientes que fazem um hora a menos de hemodiálise todos os dias em função da quantidade de pessoas atendidas na Nefrologia em Macapá”, disse a promotora Fábia Nilci.

Visita nas dependências do Centro de nefrologia de Santana

Visita nas dependências do Centro de Nefrologia de Santana

Durante reunião na semana passada, o titular da Sesa, Gastão Calandrini, assegurou aos membros do MP-AP que a inauguração ocorrerá em 30 dias.

Atualmente, o setor de nefrologia do Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal) atende 267 pessoas, mas sua capacidade é para 200 pessoas. A capacidade excedida obriga muitos pacientes a terem que fazer hemodiálise em turno alternativo na madrugada.

Máquinas que serão utilizadas no tratamento de pacientes

Máquinas que serão utilizadas no tratamento de pacientes

A construção do Centro de nefrologia em Santana iniciou em 2011, mas a obra ficou parada em alguns momentos nos últimos anos. A retomada do projeto ocorreu em 2014 e está orçada em R4 1,7 milhão.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!