Condenados na Eclésia poderão trabalhar para reduzir penas

Centro no Zerão não oferecia essa possiblidade. Pelo menos um dos condenados já manifestou interesse em trabalhar na cadeia
Compartilhamentos

SELES NAFES

Os presos condenados na Operação Eclésia, transferidos na quarta-feira, 5, para o presídio do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), na Rodovia Duca Serra, poderão trabalhar para remir a pena. Um deles, o ex-secretário de Finanças da Assembleia Legislativa (Alap), Edmundo Tork, já havia manifestado esse interesse.

Quando ainda estava no Centro de Custódia do Zerão, o ex-secretário havia se oferecido para dar aulas. A legislação permite que a cada 3 dias trabalhados, um seja abatido da pena.

O deputado Moisés Souza (PSC), o ex-deputado Edinho Duarte e Edmundo Tork foram condenados a 13,4 anos de prisão por dispensa ilegal de licitação e peculato/desvio. Os empresários Marcel e Manuela Bitencourt foram condenados a pouco mais de 11 anos pelos mesmos crimes. Com a transferência, todos os condenados passaram a cumprir as penas no Iapen.

“No Centro de Custódia eles não tinham essa estrutura para trabalhar. Além disso, a nova cela fica mais perto da administração, e não estão isolados como estavam no centro”, compara a promotora de Execuções Penais, Socorro Pelaes.

Presos foram transferidos ainda na quarta-feira, 5

Presos foram transferidos ainda na quarta-feira, 5

Edinho Duarte e Edmundo Tork foram transferidos pela manhã, e Moisés Souza no fim da tarde depois de duas decisões do juiz Davi Schwab Khois. A primeira contemplava apenas a transferência dos presos sem mandato.

A segunda acrescentou a transferência de Moisés Souza depois da garantia do Iapen e do MP de que havia uma cela em condições para a prisão especial, já que todos os condenados possuem nível superior.

Bope Iapen (2)

A cada 3 dias trabalhados, 1 é abatido da pena. Fotos: Seles Nafes e André Silva

A cela tem 14 metros quadrados, um banheiro e capacidade para 6 pessoas. Os três estão juntos, e são livres para fazer melhorias no espaço, como pinturas e pequenas obras de acabamento desde que usem recursos próprios. Contudo, é proibida a instalação de centrais de ar ou aparelhos de televisão. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!