Compartilhe

ANDRÉ SILVA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou na meia-noite desta quinta-feira, 13, a operação Semana Santa. O objetivo é diminuir o número de acidentes do Amapá, educar os condutores e fiscalizar o trânsito de veículos pesados.

Operação se estende até o Domingo de Páscoa. Fotos: André Silva

Operação se estende até o Domingo de Páscoa. Fotos: André Silva

Cerca de 95% dos acidentes no trânsito envolvem a ação humana, segundo dados da PRF em todo o Brasil. No ano passado no Amapá, neste mesmo período, a instituição registrou 4 ocorrências com 5 pessoas feridas e nenhuma vítima fatal.

“O que queremos é diminuir o número de acidentes e o número de feridos e se possível até zerar”, afirmou Kleberson Sampaio, superintendente da PRF no Estado.

????????????????????????????????????

Kleberson Sampaio: PRF busca zerar acidentes nas estradas este ano

Na operação do ano passado a instituição flagrou cerca 234 veículos com excesso de velocidade o que leva a polícia a crer que o principal causador de acidente ainda é o próprio ser humano.

“Quando a pessoa não respeita o limite ela potencializa a questão do acidente. Quando se junta o excesso de velocidade e a ultrapassagem em local proibido aumenta a chance de acidente com mortes”, explicou Sampaio.

????????????????????????????????????

Ser humano é o principal causador de acidentes, segundo levantamento da PRF

Instruir o condutor neste período é uma das estratégias da corporação neste tipo de operação. Os condutores passam por palestras que duram em média entre 10 e 15 minutos, onde eles assistem a vídeos que demonstram o que causa a falta de atenção no trânsito e o cuidados que cada um deve ter ao dirigir.

“Apoio essa iniciativa e acredito que deveria ocorrer mais vezes”, comentou o professor Mario Brazão Santos, de 33 anos.

????????????????????????????????????

Mario Brazão Santos: iniciativa é apoiada

A operação vai até as 23H59min de domingo, 16, e a PRF lembra aos condutores de veículos pesados que em alguns dias está proibida a circulação nas rodovias sendo: quinta-feira, 13, das 16h às 22h, sexta-feira, 14, das 06h às 12h e domingo das 16h às 22h.

Compartilhe