Fiscalização interdita 4 farmácias em Macapá

Fiscalização interveio em estabelecimentos na zona leste e zona norte. Locais estavam sem documentação e uma estava vendendo medicamentos vencidos
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Pelo menos quatro farmácias irregulares foram fechadas na manhã desta terça-feira, 25, em Macapá. A maioria delas não possuía registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) e nem tinha um farmacêutico no atendimento como manda a lei.

Três farmácias fechadas estavam localizadas no Bairro do Perpétuo Socorro, na zona leste, e uma no Jardim Felicidade, zona norte da capital amapaense. Os estabelecimentos não possuíam farmacêuticos, alvará de funcionamento, registro junto aos órgãos municipais e nem tinham licença do CRF.

Farmácia ilegal tinha medicamentos fora da validade. Fotos: CRF

“Estamos averiguando qual a origem desses medicamentos, se compraram no nome de outra farmácia, se são contrabandeados e quais as condições. A gente identificou que aqui tinha medicamento injetável, que é uma infração sanitária grave”, frisou o vice-presidente do CRF, Júlio Cesar Sousa.

Na primeira farmácia fechada, localizada na Avenida Pedro Américo, no Perpétuo Socorro, o estabelecimento tinha remédios fora da validade e sem nota fiscal. Além disso, fazia a venda da benzilpenicilina benzatina, mais conhecida como Benzetacil, e a pessoa que aplicava não tinha formação nenhuma.

“Essa farmácia estava totalmente ilegal. Já tínhamos notificado o dono e há quase um ano esperamos uma regularização. Não tivemos outra opção. Era um risco enorme para a população”, destacou Júlio Cesar.

Vice-presidente do CRF, Júlio Cesar Sousa: Farmácia estava totalmente ilegal

A fiscalização que culminou na ação desta manhã já vem sendo realizada há quase um ano pelo Ministério Público do Amapá, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vigilância Sanitária de Macapá e Conselho Regional de Farmácia.

A Vigilância municipal fechou as quatro farmácias e junto com os outros órgãos continua a inspeção em Macapá. Todas as denuncias de irregularidades serão encaminhadas ao Ministério Público do Amapá.

CRF havia alertado proprietário para regularização há um ano

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!