Ibama extingui brigadas de incêndio do Amapá

Não haverá equipes para combater as queimadas deste ano se a portaria não for cancelada. Enquanto isso, o Pará teve aumento de equipes
Compartilhamentos

SELES NAFES

Na próxima temporada de queimadas, incêndios que costumam destruir boa parte das unidades de conservação, não haverá equipes fixas no interior para fazer o combate. A presidência nacional do Ibama publicou portaria extinguindo as brigadas de incêndio do Amapá.

A portaria foi assinada pela presidente do Ibama, Suely Araújo no último dia 6, e publicada no dia 7. A decisão contraria o que disse o próprio ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, quando esteve no Amapá em março.

Sarney garantiu que ia investir nas brigadas e até criar um grupamento especial apenas para atuar no combate a incêndios em terras indígenas.

No ano passado, as brigadas tinham 75 pessoas, todas recrutadas no interior do Estado com contratos de 6 meses de duração. Os trabalhos são sempre coordenados pelo Prevfogo, do Ibama.

“Fiz documento ao ministro assinado por todos os técnicos do Prevfogo e do sindicato dos servidores. Os prefeitos estão fazendo documentos e mandamos documentos também para todos os senadores e deputados para acionarem diretamente o ministro”, revelou o técnico do Prevfogo, Leozildo Benjamim.

No mapa do Amapá, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostra as zonas de risco

No mapa do Amapá, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostra as zonas de risco

O Amapá foi o único Estado que teve a brigada de incêndio extinta. Em outros estados houve aumento das equipes.

“Só no município de Santarém (PA) passou de quatro para sete brigadas”, acrescentou Benjamim.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), 2016 foi o ano em que o Amapá mais registrou focos de calor. Foram mais de 2,6 mil. Desse total, mais de 400 foram considerados incêndios.

Os municípios mais atingidas foram Macapá, Mazagão, Cutias, Tartarugalzinho e Oiapoque.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!