Nogueira mostra força e pode dirigir o PT no Amapá

O ex-prefeito de Santana conseguiu eleger a maioria dos delegados que vão escolher o novo diretório estadual. Diretórios municipais foram renovados
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Neste domingo, 9, a chapa “Reconstrução”, encabeçada por diversos dirigentes e militantes petistas de municípios do Amapá, elegeu 93 dos 180 delegados que irão escolher o presidente e o Diretório Estadual do PT. Os mesmos delegados irão votar na eleição do Diretório Nacional. A dinâmica faz parte do Processo de Eleições Diretas do PT (PED), em todo o país.

O grupo do ex-prefeito de Santana, Antonio Nogueira, que é o atual presidente do diretório do segundo mais populoso município do Amapá, perdeu na capital, Macapá, por cerca de 250 votos. No entanto, tirou a diferença em Santana ganhando com quase mil votos de diferença.

Nos demais municípios, a eleição foi equilibrada entre as chapas, ajudando a garantir 51,5% dos votos dos petistas em todo o Estado. Com isso, Nogueira poderá ser eleito presidente estadual, no início de maio, sem depender de composição de outros grupos, pois elegeu 91 dos 180 delegados, a quem cabe escolher seus dirigentes.

“Essa disputa veio oxigenar o partido que se encontra em meio a um grande bombardeio midiático. Precisamos reconstruir o PT para que voltemos a atuar na representação política e social em nosso país, focando sempre na melhoria de vida do povo menos favorecido. Por onde a gente administrou, a vida das pessoas teve melhora significante”, avaliou o ex-prefeito Antonio Nogueira.

Maurício Pascoal é o novo presidente do diretório municipal

Maurício Pascoal é o novo presidente do diretório municipal em Macapá

Quatro chapas estaduais concorreram à disputa pelos 180 delegados: Companheirismo, Ousadia Socialista, Um Novo Rumo e Reconstrução, que mais votos obteve no PED-2017.

Em Macapá, o presidente do Diretório Municipal eleito em primeiro turno foi o filiado Maurício Pascoal, ligado ao grupo da ex-vice-governadora do Amapá, Dora Nascimento e do ex-deputado estadual, Joel Banha.

Já em Santana, o eleito foi o petista José Cordeiro, indicado pelo ex-prefeito Antonio Nogueira, conquistando a maior votação proporcional entre os eleitos municipais. O encontro estadual dos delegados petistas ocorrerá em maio, e o encontro nacional em junho.

José Cordeiro, indicado por Nogueira, foi eleito para conduzir o diretório em Santana

José Cordeiro, indicado por Nogueira, foi eleito para conduzir o diretório em Santana

“Avaliação positiva, porque o PT precisava mostrar pra população que está unido, vibrante. É o único partido, que consegue num domingo, apesar de todo o bombardeio da grande mídia, participar de um processo de eleição direta. Sabíamos que teria um número inferior ao PED anterior, isso era previsível em todo país. Mas de qualquer maneira os militantes foram para urnas votar. Quero parabenizar todas as chapas que participaram do processo. Isso vai permitir que a gente possa continuar debatendo o partido”, garantiu o atual presidente do PT Amapá, Joel Banha.

No Amapá, na última década, o PT foi administrado pelos grupos da ex-deputada federal Dalva Figueiredo e pelo ex-deputado estadual Joel Banha.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!