Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Boa parte das pessoas que moram em Macapá nem imaginam que bem perto delas existem lugares bons para passar momentos com a família e curtir a natureza, gastando pouco ou quase nada por isso. A Área de Proteção Ambiental da Fazendinha (Apa), distrito de Macapá, esconde uma praia pouco conhecida pela população.

A Praia da Fazendinha foi catalogada em um estudo realizado por pesquisadores do Pará e Amapá e publicado no livro Brazilian Beach Systems que dedicou todo um capítulo para a região litorânea amapaense. Nesse trecho, são elencadas 19 praias oceânicas e 14 praias estuarinas dentro do canal do Norte do Rio Amazonas que somam aproximadamente 190 quilômetros de praias na costa do Amapá.

Caminho para a praia. Fotos e vídeos: André Silva

Para visitar a praia é preciso estar atento ao horário da maré

Para chegar até a Praia da Fazendinha, é necessário caminhar por quase 1,5 quilômetro de palafitas, o que dá aproximadamente 10 minutos de caminhada. Enquanto caminha, o visitante pode vislumbrar a belíssima paisagem que se formou no lugar com árvores de açaí e de outras espécies.

No local moram aproximadamente 100 famílias. Elas sobrevivem da pesca, exploração de madeira (serralheria) e da construção e manutenção de embarcação, como é caso do pescador e marceneiro, Pedro Wanderlei Gonçalves, de 64 anos. Ele já mora no distrito há mais de 20 anos e conta que o lugar recebe poucos visitantes apesar da beleza que oferece.

“Minha profissão é essa, carpinteiro naval. Quando não tá dando nesse ofício eu vou pra pesca”, disse o morador.

O amigo e vizinho Raimundo Sousa da Silva, de 65 anos, mora no local há 28 anos.

“Esse lugar pra mim é tudo. É preciso que as pessoas continuem preservando esse lugar, a gente faz a nossa parte”, falou Sousa.

Pedro Gonçalves, pescador e carpinteiro naval

Família Araújo sempre visita a praia

Além de moradores, a praia recebe algumas pessoas de outros bairros como a família Araújo, que vai ao local uma vez por semana para esfriar a cabeça e se divertir.

Para ter melhor acesso à praia, o visitante precisa ficar atento a maré. Nesse período o melhor horário para visita é de 11h às 16h, quando a água está recuada.

Para chegar à Praia da Fazendinha, os visitantes precisam entrar na Avenida Maria Oliveira Santana, que passa em frente ao Ceta Ecotel, e descer em direção ao rio.

Praia fica dentro da APA da Fazendinha

Compartilhamentos