AP tem a maior cobertura vacinal do país; Santana tem uma das piores

Quatro municípios já ultrapassaram a meta, mas Santana e Pedra Branca do Amapari tem os piores resultados
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Até agora, o Estado do Amapá tem a maior cobertura vacinal do país na campanha contra a gripe, segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização. O Amapá já vacinou 74,50% do público alvo. Quem tem o segundo melhor desempenho é o Estado de Santa Catarina, com 67,29%. A meta mínima é de 90%.

Já foram aplicadas 115.263 doses de um total de 139.546 previstas para o público prioritário determinado pelo Ministério da Saúde. O Estado recebeu 197 mil doses da vacina.

De acordo com o sistema de informações da campanha contra a gripe influenza, quatro municípios do Estado já atingiram a meta: Amapá (98,62%), Cutias (121,76%), Macapá (92,08%) e Tartarugalzinho (93,56). 

Mas a situação em dois municípios é preocupante. Pedra branca do Amapari só atingiu até agora 24,18% do público alvo, e Santana 27,38%.

Pacientes aguardam a vez de receber a vacina em unidade de saúde de Macapá: município já ultrapassou a meta. Foto: Dayane Ferreira

Apesar disso, o resultado no geral é animador. 

“A campanha ainda está em andamento, porém, os municípios estão utilizando estratégias que têm surtido um efeito positivo para alcançar a meta no geral. Nós estamos fazendo o monitoramento dos dados e auxiliando as coordenações nas medidas a serem adotadas para que possamos atingir a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%”, frisou a coordenadora da Central de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos, André Marvão, .

Professores, idosos partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, servidores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos há 45 dias, detentos, podem se vacinar até o dia 26 de maio. A campanha começou no dia 17 de abril.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!