Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Representantes da empresa Sumitomo Metal Mining do Brasil Ltda, filiada da mineradora japonesa Sumitomo Corporation anunciaram que pretendem obter licença no Amapá para exploração de ouro.

O gerente de exploração e o geólogo da Empresa participaram de um encontro na terça-feira (2) com os diretores e técnicos da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá e o chefe de gabinete do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Nilton Pereira.

O grupo empresarial apresentou seu projeto de investimentos, inicialmente na etapa de pesquisa e sondagem. Os representantes do governo orientou os técnicos da empresa quanto aos procedimentos e documentos que devem ser encaminhados aos órgãos ambientais para futuras instalações no Estado.

“A Agência Amapá está recepcionando o projeto junto com o Imap e vamos dar os encaminhamentos necessários para que esta empresa venha gerar emprego e renda para o nosso Estado”, disse o diretor da Agência Amapá, José Molinos.

De acordo com o geólogo da empresa, Marcos Tagliatti, a mineradora tem atividades em outras regiões do país e atua em três tipos de seguimento: mineração (estudo e exploração); refinaria (smelters); e materiais de alta tecnologia. Já a Sumitomo Corporation atua em mercados exteriores como leste da Ásia, sudeste e sudoeste da Ásia, Oceania, Europa, África, Oriente Médio, entre outros.

“Fizemos algumas pesquisas e decidimos vir para o Amapá, pois é um Estado em expansão e ainda pouco explorado na questão de mineração e pela maneira com que fomos recebidos aqui. Temos certeza de que nosso projeto terá êxito e, muito em breve, contribuiremos efetivamente com a economia do Estado”, destacou o gerente de exploração da empresa mineradora, Julio Liz.

O projeto de exploração será levado para o conhecimento e apreciação do governador do Amapá, Waldez Góes.

Compartilhamentos