Adolescentes procuram ID Jovem durante ação em escola estadual

O ID garante meia entrada de jovens em programas culturais e esportivos
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Mais de 100 adolescentes realizaram inscrição no programa Identidade Jovem na manhã dessa sexta-feira (30), durante ação social na escola estadual Maria Carmelita do Carmo, na zona sul de Macapá.

O ID Jovem é um programa do Governo Federal que dá aos jovens de baixa renda benefícios de meia entrada no teatro, cinema, shows, museus, jogos de futebol, dentre outros eventos. Além disso, os cadastrados podem reservar duas vagas gratuitamente e duas com desconto de 50% em passagens de ônibus interestaduais ou em embarcações e trens.

Jovens procuraram os serviços ofertados. Fotos: Cássia Lima

Segundo o coordenador do ID Jovem no Amapá, Pablo Gonçalves, foram 97 inscritos até 10h e 14 identidades emitidas durante a ação que incluía corte de cabelo, vacinação, aferição de pressão arterial e doação de gatos.

“Percebemos um interesse muito grande dos jovens e consideramos positiva essa procura. É um direito de acessibilidade que de fato eles estão procurando. Alguns enfrentam muita dificuldade no CAD Único”, explicou o coordenador.

Esse foi o caso do estudante do segundo ano, Keven Oliveira Lopes, de 15 anos, aluno da escola. Ele estava com todos os documentos necessários para a inscrição do programa. Mas faltava a inscrição no CAD Único para Programas Sociais .

“Vou ter que fazer meu cadastro na Secretaria de Mobilização. Eu vejo vantagem em ter a carteira para ir aos eventos culturais e principalmente esportivos”, frisou o estudante.

Pablo Gonçalves, coordenador do ID Jovem: grande procura pelo documento é positiva

No Amapá, 81 mil jovens estão aptos para emitir o documento, mas desde março apenas 800 carteiras foram entregues. As dificuldades com a internet e com os Cadastros Únicos acabam atrasando o acesso dos jovens.

“Encontramos muitos problemas com a nossa internet e com o CADúnico porque nos deparamos com erros no nome dos jovens ou um simples número de CPF. Pedimos atenção dos jovens”, destacou o coordenador.

Keven Oliveira: carteira é vantagem em eventos culturais e esportivos

Outras ações foram promovidas pelo governo na escola, como aferição de pressão arterial…

… e cortes de cabelo

Aplicativo ID Jovem

O aplicativo tem o nome do programa e gera um documento de identidade virtual com validação de segurança através de QR CODE, que poderá ser utilizado para entradas nos eventos e atividades informados acima e que estão de acordo com as regras do programa.

 Através do site da Caixa também será possível emitir o documento do jovem. Mas também poderá ser emitido através de imagem, de forma a auxiliar àqueles que não possuem celulares com função de instalação de aplicativos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!