Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Os ensaios do projeto Banzeiro do Brilho-de-fogo reiniciaram para o Cortejo de Verão, que acontece no mês de julho em Fazendinha. As atividades ocorrem a partir das 19h, nas sextas e sábados, na Praça Floriano Peixoto, no Centro de Macapá. Mais de 200 batuqueiros que são preparados para acompanhar o repertório do Banzeiro, composto por músicas regionais. Estão abertas inscrições para novos batuqueiros.

Cortejo percorre as ruas de Macapá, levando música e alegria. Fotos: Mariléia Maciel

O projeto surgiu para que as tradições do marabaixo e batuque fossem aproximadas da população através da vivência musical. Foi também pensado para ter função social e contribuir  para que crianças, adolescentes e jovens se envolvam em um projeto cultural, os afastando de situações de riscos  sociais.

Nos meses de dezembro, fevereiro e julho, o Banzeiro realiza cortejos voltados para toda a família. A atração cultural é formada por batuqueiros, mulheres do Cordão das Açucenas, e crianças do Jardim. Os desfile percorre as ruas de Macapá tocando, cantando e dançando, sons e ritmos legítimos da cultura amapaense.

Qualquer pessoa pode acompanhar o cortejo, que hoje agrega cerca de 400 pessoas.

Compartilhamentos