Cotas: Ifap diz que edital confundiu candidatos

Sobre recomendação do MPF, instituto afirma que metodologia do último certame pode ter criado falsa polêmica sobre adoção do sistema de inclusão
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) procurou o portal SELESNAFES.COM para responder sobre a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) de que não estaria utilizando o sistema de cotas em seu último concurso público.

No último dia 3, o MPF havia divulgado nota sobre uma recomendação que o órgão emitiu ao Ifap acerca do que foi alegado por candidatos que participaram do certame no ano de 2015. Segundo a divulgação, o instituo tinha chegado a um acordo para que as próximas seleções fossem realizadas de forma geral e não mais divididas por unidades, para facilitar a adoção do sistema de inclusão.

De acordo com o MPF, o concurso público de 2015 demandou muitas reclamações na Justiça, pois, para os candidatos que têm direito às cotas, como portadores de necessidades especiais, negros e pardos, não era efetiva a disponibilização dessas vagas.

O Ifap afirmou que oferecia as vagas e entende que a metodologia aplicada ao edital pode ter confundido os candidatos, por isso, no próximo concurso, as vagas ficaram mais perceptíveis.

“Eles acreditavam que a reserva dessas vagas não era efetiva. Qual a razão disso? A fragmentação dos cargos que na nossa visão na época era essencial”, explicou Diogo Moura, diretor de gestão de pessoas do Ifap.

Ele continua a explicação sobre como as vagas eram ocupadas.

“Se eu abrir dez vagas para professores de língua portuguesa as cotas vão ser claramente percebidas (o terceiro candidato será cota, o quinto portador de necessidades). Só que quando a gente distribui as dez vagas em unidades, acontece a fragmentação dos cargos, então a percepção dessas vagas não ficava clara e isso era motivo de ajuizamento de demanda e denuncias no MPF” concluiu.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!