Encceja: antigo “exame de massa” terá edital em julho

A partir deste ano, o Enem deixa de ter validade para obter o certificado do ensino médio
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) passa a ser a forma de acesso mais rápida para obter o ensino fundamental e médio. No Amapá, as provas serão ministradas pelo governo do Estado. O edital com as regras será publicado no dia 24 de julho e as provas aplicadas em 8 de outubro.

Os interessados em participar do exame poderão se inscrever entre os dias  7 e 18 de agosto.

A partir desse ano, o Encceja voltará a certificar o ensino médio, função que foi do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2016. O antigo Exame de Massa era outro meio usado pelo governo, mas não é realizado há 4 anos.

Para participar do processo, é preciso ter idade mínima de 15 anos para se inscrever no exame referente ao ensino fundamental. Para essa etapa, as provas são compostas por uma redação e 30 questões de cada matéria, sendo elas: língua portuguesa, matemática, língua estrangeira, arte, educação física, história, geografia e ciências naturais.

Já para prestar o exame para o ensino médio, é necessário ter pelo menos 18 anos. As provas serão de 30 questões cada, compostas por ciências da natureza, ciências humanas, matemática, linguagens e códigos, além da redação.

Para ser aprovado, o estudante precisa de 100 pontos em cada prova objetiva, sendo a pontuação máxima de 200. Na redação o critério é diferente, sendo a nota de 0 a 10, com a média necessária de 5 pontos para obter o certificado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!