Madeira de Belo Monte vai recuperar passarelas onde moram 40 mil famílias

Doação foi obtida após articulação do senador Davi Alcolumbre (DEM) com administração da usina
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Dez mil metros cúbicos de madeira que estão atualmente estocadas no pátio da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (PA), serão doados para recuperação de passarelas em Macapá e Laranjal do Jari.

As doações, que beneficiarão mais de 40 mil famílias nos dois municípios, foram obtidas por meio de articulação do senador Davi Alcolumbre (DEM), com o presidente da Norte Energia – Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Paulo Roberto Pinto.

O anuncio foi feito pelo senador amapaense durante encontro na prefeitura da capital, na última sexta-feira, 16, com os prefeitos Marcio Serrão, de Laranjal do Jari e Clécio Luis, de Macapá.

Senador Davi e prefeitos de Macapá, Clécio Luis, e de Laranjal do Jari, Márcio Serrão. Foto: Divulgação

Se tivessem que pagar para obtenção da madeira, as prefeituras teriam que desembolsar cerca de R$ 23 milhões. A proposta é realizar os serviços em regime de mutirão. A previsão é que, em no máximo 60 dias, a madeira chegue ao Estado.

“Essa iniciativa é boa para todos porque, além de dar uma destinação social para a madeira, economiza recursos dos municípios e, principalmente, leva melhores condições de moradia para famílias que vivem em áreas periféricas onde o poder público tem o dever de estar presente”, ressaltou o senador.

Davi Alcolumbre também tratou com a presidente nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Sueli Araújo, sobre o transporte da madeira para o Amapá.

Mais recursos via emenda parlamentar para melhoria de passarelas

Foram obtidos ainda pelo senador, oriundos de emenda parlamentar, quase 4 milhões de reais para recuperação de passarelas.

Passarelas nas zonas sul e norte serão revitalizadas com a madeira de Belo Monte. Foto: Arquivo

Bairros como Jardim Marco Zero, Muca, Araxá, Beirol, Nova Esperança, São Lázaro e Perpétuo Socorro, serão alguns dos beneficiados com os serviços que serão executados pela Prefeitura de Macapá, em parceria com os próprios cidadãos.

“Esses dez mil m³ de madeira serão ainda mais importantes porque somados aos recursos que já conseguimos através de emenda parlamentar, aumentam muito mais o número de famílias beneficiadas”, concluiu Davi.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!