Virada Afro inicia com feira do empreendedor e shows

Evento em Macapá terá empreendedorismo, arte e cultura afro durante três dias
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Nesta sexta-feira (16) inicia a Virada Afro – Circuito Amapá Afro. O evento na orla de Macapá conta com programação de elementos dos costumes afrodescendentes e se estende até domingo (18).  A Virada terá a presença do ministro da da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

No primeiro dia do evento, ocorrerá o lançamento do projeto “Conhecendo Nossa História: Da África ao Brasil”, a partir das 09h, no Palácio do Setentrião. Às 13h tem a mesa redonda com o mesmo nome do projeto, seguida da mesa “Estratégias para implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira”. E às 16h inicia a roda de diálogo sobre o tema “Racismo Institucional: Avanços e Desafios para a Valorização do Negro na Sociedade Brasileira”, com a presença dos ministros Gilberto Kassab e do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira.

Feira do Afroempreendedor

 Ao todo, 70 quiosques irão abrigar os produtos vindos das comunidades tradicionais, que serão expostos e comercializados. Gastronomia  artesanato, literatura, artes plásticas, roupas, objetos de decoração, fotografia, bijuterias, produtos agrícolas, formam o corredor, que terá ainda a Tenda Mística, com jogos de búzios, carta, tarô e benzedeiras.

O objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar emprego, fomentar o comércio destes produtos, e apresentar para a população um pouco dos costumes das comunidades afrodescendentes do Amapá, incentivando a valorização.

 Confira abaixo a programação do primeiro dia de evento.

16 de Junho

16:00 – Abertura Oficial da Feira do Afroempreendedor

PALCO ALTERNATIVO

18h – Roda de Capoeira e Maculelê

PALCO 1

19:00 – Desfile de Moda Afro

20:00 – Banda Afro Brasil

21:00 – Grupo Senzalas

22:00 – Show de Dudu Nobre

 

PALCO 2

18:00 – Segmento de Matriz Africana

19:00 – Apresentação das comunidades tradicionais, grupos de batuque, Marabaixo, Zimba e Sairé.

 

Foto de capa: divulgação

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!