Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

 “Já Fui Floresta” é a exposição em destaque na galeria Antonio Munhoz Lopes, no Sesc Amapá, até 25 de agosto. As obras são do artista José Medeiros, do município de Campo Grande (MS). O espaço é aberto para visitação gratuita.

A exposição mostra o trabalho de José Medeiros em torno da convivência com indígenas. O objetivo é trazer o público através de uma imersão visual e sensitiva com ambiente escuro e iluminação com fumaça, para dar sensação de uma Oca, habitação indígena.

As fotos são dos índios Ikpeng, localizados no Parque Indígena do Médio Xingu (MS). As fotos mostram a troca entre o artista e a comunidade. Destacando a rica realidade, convivência junto ao mundo globalizado, valorização de atributos simbólicos e os direitos dos índios. Com a exposição, Medeiros procura instigar o lugar que a cultura indígena merece na sociedade contemporânea, vendo o futuro em perspectiva.

 

 Sobre o artista:

José Medeiros é de Campo Grande (MS) e começou a fotografar com 16 anos tendo como foco às manifestações culturais do ser humano em interação social e com a natureza. Ele tem como missão fotográfica, a estética e antropológica, sempre marcados pela postura questionadora e polêmica.

Compartilhamentos