Missão voluntária internacional fará cirurgias cardíacas em crianças de TFD

Equipe da Sesa dará suporte aos profissionais estrangeiros que virão para agenda em Macapá, Santana e Mazagão
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A partir de segunda-feira (31) até o dia 11 de agosto, 15 crianças e 10 adultos, pacientes da rede pública do Estado, serão submetidas a cirurgias cardíacas em Macapá com médicos estrangeiros especializados da missão voluntária Cardiostart Internacional.

Além das cirurgias, palestras, cursos e atendimentos serão ministrados pela equipe que virá até o Amapá na capital, em Santana e em Mazagão. As crianças que serão operadas são todas pacientes do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD).

Para a missão, o governo do Estado facilitou a retirada do visto para os profissionais estrangeiros e está disponibilizando uma equipe de médicos especialistas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) como neonatologista, pediatra, infectologista e nefrologista, para dar suporte na ação.

“As cirurgias já estão pré-definidas. Das 25 que serão realizadas nessa missão, 15 serão prioritariamente de crianças da lista do TFD, que estavam aguardando vaga para o procedimento em outros estados. As outras dez serão de adultos também da rede pública do estado”, explicou o médico cardiologista, Antônio Furlan, um dos articuladores da vinda dos médicos voluntários.

A missão

Fundada em 1987, com uma liga de voluntários formada por 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e pesquisadores, de diversas nacionalidades. A Cardiostart Internacional é uma ação voluntária, com atuações humanitárias em pelo menos 27 países e a missão de educar e auxiliar equipes médicas locais no fornecimento de cirurgia cardíaca e serviços cardíacos a adultos e crianças em países em desenvolvimento.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!