Alunos do Ifap se preparam para temporada nos EUA

Viagem de estudos é resultado de parceria do governo com empresa privada
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O governador Waldez Góes recepcionou no Palácio do Governo na manhã desta quinta-feira (3), os jovens que participaram do Programa Global Citizens of Tomorrow. Os alunos selecionados têm viagem marcada para dia 6 de setembro, onde embarcam para estudar durante um ano nos Estados Unidos.

Os jovens são do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap): Anthony Basílio Dalmácio Cordeiro, 18 anos, Elaíni Miranda Souza, 18 anos, e Mateus Pimentel Carvalho, 17 anos, do campus Macapá, e Mayllon Andrei da Silva Farias, 17 anos, do campus Laranjal do Jari.

Governador recepcionou

Governador recepcionou estudantes que farão o intercâmbio. Foto: Marcelo Loureiro (Secom)

Eles cursarão um ano letivo do Ensino Médio no país norte-americano com todas as despesas pagas, além de transporte entre casa e escola, hospedagem, e alimentação em casa de família voluntária, material escolar, seguro saúde e colocação escolar.

“Vou tentar me ocupar bastante pra não sentir o impacto da saudade da família, do clima e dos costumes. Eu estou bastante ansioso porque estamos na reta final”, frisou o estudante, Mateus Pimentel Carvalho.

Zaíton, veterano dá dicas aos colegas: experiência incrível

Mateus com os pais, Francisco e Romilda

E quem pensa que o caminho foi fácil está enganado. Os selecionados passaram por provas on line, teste de proficiência em inglês e testes de convivência, além de entrevistas com a empresa British Petroleum (BP) e a AFS Intercultura Brasil.

O veterano selecionado ano passado e que já ganhou bolsa para cursar o ensino superior na Pensilvânia, Záiton Cutrim, de 18 anos, deu dicas aos novatos. Falou da inevitável saudade da família e culinária amapaense.

“Foi uma experiência que abriu a mente. Mudei minha maneira de pensar e de ver o mundo. Os americanos não são tão receptivos quando os brasileiros, mas é uma experiência incrível e eles vão aproveitar o máximo”, disse Zaiton.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!