Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta segunda-feira (21) que vai substituir todos os aviões que voam para a capital do Amapá por modelos maiores. A informação foi repassada ao senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), autor do projeto que pretende reduzir o ICMS do combustível da aviação em todo o país.

Os modelos fabricados pela Embraer, com capacidade para 142 passageiros, vão dar lugar aos Air Bus A-320, que transportam até 220 passageiros. A mudança está programada para ocorrer em janeiro. O pedido de autorização para a troca dos modelos será feito até a próxima sexta-feira (25) para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Projeto que reduz ICMS para o combustível de aviões é do senador Randolfe Rodrigues. Foto: Cássia Lima

O senador Randolfe articula a aprovação do Projeto de Resolução do Senado, de sua autoria, que nivela em 12% a alíquota do ICMS do querosene de aviação. Hoje o Amapá cobra 25%. O projeto está sendo analisado pela Comissão de Infraestrutura.

“Devemos votar nos próximos dias, e ele será decisivo para melhorar a oferta de voos e baratear o preço das passagens. Estamos batalhando muito porque as viagens de avião não são um luxo, e sim uma necessidade e um meio transporte importantíssimo para o Amapá”, justificou.

Segundo o senador, com a aprovação do projeto serão criados 74 novos voos ainda no segundo semestre. Os voos serão originados no Sudeste para o Norte e o Nordeste. O Amapá tem apenas 6 voos diários.

Embraer 195 será substituído pelos Air Bus

Compartilhamentos